Dia do Meio Ambiente foi marcado por aulas públicas e plantio de mudas.

Atividades aconteceram na cabeceira continental da Ponte Pedro Ivo Campos.

Professores, alunos, lideranças comunitárias e público em geral participaram nesta quarta-feira, na cabeceira continental da Ponte Pedro Ivo, de várias atividades para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Promovido pela UFSC e Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros, o evento quis chamar a atenção para a necessidade de implantar áreas verdes e um passeio público junto à orla.

Para tanto, foi feita uma exposição do Coqueiros-Luz, projeto que pretende criar um passeio para pedestres e ciclistas que se estende do Parque de Coqueiros até o Parque da Luz.

“Nossa proposta não é apenas atender às necessidades humanas ao resgatar o acesso ao mar, mas também restaurar o meio ambiente em espaço público”, explica o professor Francisco Ferreira, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Sendo assim, o passo inicial já foi dado. Em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – será criado um caminho entre o Parque de Coqueiros e o Instituto, marcando a primeira etapa do projeto.

“A iniciativa, para nós, vai trazer segurança, pois enfrentamos vários problemas nesse sentido, e também irá integrar um projeto antigo, que é o Café Escola, tornando-se um ponto de parada para quem transitar pelo caminho”, diz a diretora do IFSC, Jane Parisenti.

CORREDOR ECOLÓGICO

Para encerrar as atividades, o professor Paulo Horta, do Departamento de Botânica da UFSC, ministrou uma aula ao ar livre e defendeu o projeto ao lembrar que trata-se de um importante espaço para criar um “corredor ecológico” e minimizar, assim, os efeitos das mudanças climáticas e da poluição.

“2024 será o ano mais quente, pessoas e peixes vão morrer por conta do calor. Não é achismo, é constatação científica. Portanto, precisamos assumir a nossa responsabilidade para com o Planeta”, resume.

Paulo Horta colocou a mão na massa e colaborou também com o plantio de mudas levadas pelo biólogo e vice-presidente da Associação de Moradores de Coqueiros, Rodrigo Kiko Bungus.

“Gostaria de agradecer e parabenizar a todos pela presença na ação, que além de maravilhosa, com a presença das crianças e jovens, foi muito produtiva em termos de estreitar laços e criar a convergência de ações”, comemora Kiko.

Também participaram os alunos do 3ª e 4ª anos do Apoio Pedagógico Integral, que foram levados pela professora Andréia Lopes, da Escola Almirante Carvalhal, de Coqueiro; o grupo de skatistas que está implantando uma rampa no local; um representante do Parque da Luz e a presidente do Conselho de Segurança de Coqueiros, Elaine Otto.

ALGUNS CLIQUES DO EVENTO

Fotos Paulo Capocci

Fotos Elaine Otto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.