Dra. Joanne Anunciação comenta proposta de honraria destinada a homens ou instituições que se destacam no combate à violência doméstica

Recentemente, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou uma proposta para a criação da Medalha Laço Branco, uma honraria destinada a reconhecer homens ou instituições que se destacam no combate à violência doméstica. A proposta, apresentada pela senadora Augusta Brito e aprovada na forma de um texto substitutivo do relator, senador Paulo Paim, está agora em análise pela comissão diretora do Senado.

O projeto de resolução (PRS 110/2023) estabelece que a medalha será concedida a até três homens ou instituições a cada edição. A entrega da medalha deverá ocorrer preferencialmente na semana do dia 6 de dezembro, em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Os candidatos poderão ser indicados por senadores e avaliados por um conselho composto por um parlamentar de cada partido político com representação no Senado Federal.

Embora a iniciativa tenha como objetivo promover o engajamento masculino no enfrentamento da violência doméstica, a advogada Joanne Anunciação, conhecida por sua atuação na defesa dos direitos das mulheres e por sua experiência pessoal com violência doméstica, expressa ceticismo quanto à eficácia da medida.

“Eu acho que eles deveriam incentivar de outras formas. As pessoas não querem medalhas, querem benefícios reais. Às empresas que combatem a violência deveriam receber incentivos fiscais, e homens que praticam violência deveriam ser excluídos de processos seletivos em empresas com políticas de combate à violência. Essas medidas teriam um impacto mais concreto”, comenta.

Enquanto a Medalha Laço Branco representa um esforço para destacar e encorajar ações positivas, a perspectiva de Anunciação revela uma crítica sobre a necessidade de abordagens mais abrangentes e práticas para enfrentar o problema da violência contra as mulheres. A discussão continua enquanto o projeto segue sua tramitação no Senado.

Conheça mais a Dra. Joanne Anunciação:
https://anunciacaoassessoria.com.br/
https://instagram.com/drajoanneanunciacao

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

O post Dra. Joanne Anunciação comenta proposta de honraria destinada a homens ou instituições que se destacam no combate à violência doméstica apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.