Apple atrasa recursos IA na UE; DMA é culpado

O último WWDC24 trouxe grandes novidades da Apple, com destaque para o conjunto de recursos alimentados por inteligência artificial. Embora muitos deles serão lançados no próximo ano, os usuários poderão desfrutar de alguns dos principais em setembro. No entanto, para os clientes da União Europeia, a espera será um pouco maior, pois a empresa confirmou um atraso no lançamento do Apple Intelligence.

A UE implementou a Lei dos Mercados Digitais (DMA) com o objetivo de regulamentar as operações das empresas nos países membros. Isso forçou a Apple a realizar diversas mudanças em seu modelo de negócios, como a substituição da porta Lightning pelo padrão USB-C e a possibilidade de lojas de aplicativos de terceiros no iOS. Essas medidas visam garantir um mercado mais justo para todos os envolvidos e evitar práticas monopolistas.

Apple confirma atraso no lançamento do Apple Intelligence na UE

A Apple tem enfrentado grandes desafios devido ao DMA, e seus recursos de inteligência artificial também estão sendo impactados. A empresa confirmou ao Financial Times que haverá um atraso na implementação do Apple Intelligence na UE. Outros serviços, como o iPhone Mirroring e o SharePlay Screen Sharing, também estão sendo afetados. A Apple está trabalhando para adequar esses recursos às regulamentações do DMA.

O lançamento global do Apple Intelligence estava previsto para setembro, incluindo os países da UE. No entanto, não há uma nova data definida para o lançamento, com a empresa afirmando que isso não ocorrerá ainda este ano no continente europeu. O porta-voz da Apple declarou: “Devido às incertezas regulatórias causadas pela Lei dos Mercados Digitais, não acreditamos que conseguiremos implementar três desses novos recursos – iPhone Mirroring, melhorias no SharePlay Screen Sharing e Apple Intelligence – para nossos usuários da UE neste ano.”

Espelhamento do iPhone e SharePlay também sofrem atrasos

O Apple Intelligence engloba uma série de recursos baseados em inteligência artificial para o iOS 18, como Genmoji, Image Playground e Ferramentas de escrita. No entanto, os usuários da UE terão que esperar alguns meses adicionais para ter acesso a essas funcionalidades. Além disso, o recurso iPhone Mirroring também terá seu lançamento atrasado, impedindo os usuários de utilizarem seus iPhones remotamente a partir de um Mac.

O SharePlay, ferramenta de compartilhamento de tela, também não estará disponível em setembro para os usuários da UE. Esse recurso tem a finalidade de facilitar a assistência remota, permitindo que outra pessoa controle a tela do usuário por meio do SharePlay. No entanto, é possível que os usuários do Reino Unido recebam todas essas funcionalidades em setembro, uma vez que o país não faz mais parte da UE há algum tempo.


Mais desafios relacionados ao DMA para a Apple

A Apple está enfrentando outras questões relacionadas ao DMA, como uma investigação em andamento para determinar se a empresa está cumprindo as regulamentações referentes às lojas de aplicativos de terceiros. Há dúvidas sobre a justiça das práticas da Apple devido ao seu recente esquema de taxas para os desenvolvedores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.