Conheça o café secreto do Museu de Arte Sacra do Pará

Após apresentar três episódios gravados no Palacete Faciola, no café de rua da TV. Dr. Moraes e no café do Edifício Manoel Pinto, o quadro Rolê do Café entra em uma nova fase trazendo mais dicas, histórias e lugares para conhecer na capital paraense.O primeiro episódio da nova temporada do #RolêdoCafé, que já está disponível no Instagram (lanaolliveira_), é em um café secreto, que fica nas dependências do Museu de Arte Sacra do Pará, localizado no centro histórico de Belém, no bairro Cidade Velha. O acesso ao café é gratuito. Para a jornalista Lana Oliveira, o Café do Museu foi uma descoberta incrível. “Confesso que eu jamais imaginei que teria um café dentro do Museu. Conheci muito por acaso, durante um passeio despretensioso com a minha família. A nossa reação foi muito engraçada, porque ficamos paralisados, de verdade, foi realmente uma descoberta. Entramos no Museu e seguimos Para visitar a exposição na galeria, quando olhamos para trás, simplesmente, nos deparamos com um cafezinho super charmoso e ainda descobrimos uma porta que dava acesso a um jardim incrível”, revelou a jornalista.

O Café do Museu é um espaço super aconchegante e agradável, possui uma decoração que é a cara do Pará, repleta de elementos regionais. Além disso, conta com um cardápio diversificado com café feito de várias formas, tapioca, salgados, doces, tortas e outras delícias. O local funciona de terça a sábado, de 09h às 17h e no domingo, de 09h às 13h.

No café do Museu também tem uma boutique chamada “Beirando”, que é uma rede criativa e colaborativa na Amazônia, onde os visitantes podem aproveitar para comprar vários produtores regionais de artesãos paraenses. O espaço ainda tem uma porta que dá acesso a um jardim pouco conhecido do Museu.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:Jornalista lança “Rolê do Café” com dicas em BelémRolê do Café visita Palacete Faciola em sua estreiaElisa Marciel, atendente do Café do Museu, diz que é uma satisfação poder trabalhar em um lugar que carrega a história do Pará. “Para mim é muito maravilhoso, é gratificante. Na verdade, eu sempre quis trabalhar em um café. E quando eu vim para cá, eu me apaixonei pelo lugar, porque além do café, eu atendo na loja, então eu conto a história das peças da loja, são duas coisas que eu amo fazer, que é servir o café e contar a história do Pará, porque algumas peças aqui que tem aqui que contam a história do Pará, do lugar, tem peças que são indígenas, então assim, é uma junção que eu amo”, firmou.

Ao lado do café tem a Galera Fidanza, onde há exposições de artes e fotografias. Depois, os visitantes podem aproveitar para conhecer a Igreja de Santo Alexandre e o Museu, tudo no mesmo local. A entrada custa R$ 4,00 em dias normais, mas na terça e na primeira sexta-feira do mês a entrada é gratuita.HistóricoO Museu de Arte Sacra do Pará, que foi tomando em 2027 pelo Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Estado do Pará, é composto pela Igreja de Santo Alexandre e pelo antigo palácio episcopal (originalmente Colégio de Santo Alexandre). Os dois edifícios foram construídos para compor um conjunto, no qual a igreja era o centro irradiador, como foi exemplar da arquitetura jesuítica no Brasil. A igreja teve o início da sua construção por volta de 1698 e inauguração a 21 de março de 1719. É composta por nave única, transepto e oito capelas laterais. A sacristia localiza-se no braço esquerdo da nave. A decoração é caracterizada pela arte barroca, com forte acento tropical, destacando-se as peças produzidas pelos jesuítas e pelos índios. Além da função litúrgica, a igreja também funciona como espaço cênico-musical para espetáculos teatrais e recitais, além de ser objeto museal, fazendo parte do roteiro de visitação do museu.Quer mais notícias de Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!O acervo do Museu de Arte Sacra do Pará compõe-se por imaginárias datadas dos séculos 18 e 19 e objetos litúrgicos, somando cerca de 320 peças expostas no primeiro pavimento do palácio episcopal e no corpo da igreja.

Fonte: Cultura do ParáServiço: O Café do Museu –  Funciona de terça a sábado, de 09h às 17h e no domingo, de 09h às 13h.Museu de Arte Sacra do Pará – Funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 17h, fecha às segundas-feiras. Os dois locais ficam localizados, na Praça Frei Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém – PA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.