Minimercados autônomos continuam com tendência de crescimento

O modelo de minimercados autônomos, também conhecido como “honest market,” tem se consolidado como uma das tendências mais fortes no setor de varejo brasileiro.

A popularidade desse formato, que permite ao cliente realizar suas compras de forma rápida e independente, cresceu expressivamente durante a pandemia e se manteve em alta com a retomada das atividades presenciais. Especialmente em condomínios residenciais e ambientes corporativos.

Alguns estudos mostram que este mercado já passou dos R$ 3 bilhões de faturamento e continua a crescer, tanto que atualmente até grandes redes varejistas estão apostando no modelo. 

A Maria Gasolina Express, uma das pioneiras nesse modelo de negócio e já conta com mais de 150 unidades em operação e mantém um ritmo de expansão acelerado. 

O conceito de minimercados autônomos é mais do que uma tendência; é uma resposta às necessidades de conveniência e agilidade que o consumidor moderno valoriza cada vez mais. Nossa proposta é oferecer uma experiência de compra prática e sem atritos, que se integra perfeitamente ao dia a dia corrido das pessoas”, afirma Rodrigo Benedetti, CEO da empresa. 

Na prática, o que a Maria Gasolina Express faz é levar conveniência para os clientes, oferecendo um mix variado de produtos, área de convivência com internet, micro-ondas e até forno elétrico, facilitando a vida de quem compra em seus minimercados. 

Para diversificar ainda mais suas fontes de receita, a rede lançou recentemente uma nova, a Mr. Mart, ampliando o alcance de suas operações no honest market. 

A Mr. Mart surgiu com o propósito de atender a diferentes nichos e perfis de consumidores, sem perder a essência da autonomia e da facilidade de compra. Observamos que há uma demanda crescente por esse modelo e acreditamos que é uma forma de democratizar o acesso a produtos de qualidade em qualquer ambiente”, explica.

Em outras palavras, a Mr. Mart possui um modelo bastante parecido com o da Maria Gasolina, porém, com algumas diferenças na operação. 

Com a aceitação crescente do formato de minimercados autônomos no Brasil, a expectativa é que mais empresas invistam nesse modelo, tanto para fortalecer o relacionamento com os consumidores quanto para diversificar suas operações.

O que buscamos é transformar a experiência de compra em algo intuitivo, conveniente e sempre acessível. Estamos animados com as possibilidades de expansão, pois acreditamos que esse mercado só tende a crescer”, explica Antônio Barbosa, sócio-fundador e diretor da marca.

A adoção de tecnologias de pagamento e gestão eficientes permite que os honest markets ofereçam uma operação simplificada e segura, atraindo consumidores que priorizam conveniência.

Com o cenário econômico atual, o modelo de minimercados autônomos representa uma oportunidade promissora para empreendedores e investidores que buscam inovação no varejo.

O post Minimercados autônomos continuam com tendência de crescimento apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.