Wagner Santisteban, de 41 anos, compartilhou suas reflexões na quinta-feira (19) através das redes sociais. O ator, que iniciou sua carreira artística ainda na infância, desabafou sobre a atual realidade do cenário artístico no Brasil. Segundo ele, o meio tem priorizado pessoas que “viralizam, polemizam e pertencem a panelas”, em vez de valorizar aqueles que se dedicam com esforço, garra e talento à arte. O ator também postou diversas fotos ao lado de Ana Paula Arósio, de 49 anos, atriz que está longe da televisão há quase 15 anos, e comentou sobre a decisão da amiga.
“Já parou para pensar como é difícil ser artista no Brasil? Passamos a vida inteira nos dedicando a sonhos e buscando realizações, sendo testados o tempo todo e tratados como produto. Dedicamos horas incansáveis para tirar um projeto do papel, para que ele ganhe vida em um teatro ou cinema. Conquistamos papéis com muito esforço e nos entregamos completamente a eles, deixando de lado nossa família, momentos e até nossas vidas pessoais para viver esses personagens. Somos constantemente julgados, tachados de loucos, ricos, drogados, vulgares, preguiçosos. E, ainda assim, superamos tudo isso e continuamos a amar o que fazemos. Muitos não conseguem aguentar tanta pressão. E hoje, cada vez mais, o talento e a dedicação não têm valor”, escreveu.
Wagner também questionou os valores atuais, que, em sua visão, estão distorcidos. “Hoje, basta viralizar, polemizar, fazer parte de panelas, de grupos, ostentar… e, o que mais vejo, desvalorizar os que vieram antes. Pergunto a vocês, que são o motivo de toda a minha dedicação, o público: não sentem falta de histórias reais, de artistas que se entregam de verdade, de ver a sinceridade nos olhos, de uma poesia que toca a alma, de obras feitas com amor e sem a pretensão de atender aos interesses momentâneos? Me digam”, concluiu.
Nas fotos compartilhadas, ele aparece ao lado de Ana Paula Arósio, com quem revelou sentir muita falta, especialmente por ela ter optado por viver sua verdade. Wagner está distante da televisão desde 2020, quando fez uma participação especial em Éramos Seis, na Globo. No papel de um amigo de Alfredo, interpretado por Nicolas Prattes, o ator também havia interpretado o personagem em uma versão da novela produzida pelo SBT, em 1994. Em 2022, ele interpretou Jassa, o cabeleireiro e melhor amigo de Silvio Santos, na série O Rei da TV, da Disney+.