A articulação do PCdoB que levou à composição com Accorsi em Goiânia

O PCdoB de Goiânia retirou a pré-candidatura do professor Fabio Tokarski para apoiar a pré-candidata à prefeitura de Goiânia, Adriana Accorsi (PT). O anúncio ocorreu, em nota da legenda, na noite de quarta-feira (19). Presidente estadual da legenda, Honório Ângelo, diz que a decisão considerou os três níveis de direção da sigla. Segundo ele, “Fabio Tokarski participou integralmente”. O próprio ex-pré-candidato confirma ao veículo. 

Ao O Hoje, Fabio diz que, quando lançou a pré-candidatura, tinha consciência da “situação” e “popularidade” de Adriana Accorsi. Ele revela ter colocado o nome à disposição pela necessidade de apresentar um projeto para a cidade e discuti-lo, o que foi feito. “A pré-campanha construiu propostas e envolveu vários setores. Diante da emergência da extrema-direita, uma das questões fundamentais é a defesa da democracia. Então, temos que unir os projetos. Esse diálogo já vinha sendo feito, e a Adriana, inclusive, já tinha participado do movimento.”

Segundo Fabio, com a convenção se aproximando, ele entendeu estar na hora de compor, desde que a petista acolhesse as propostas dele. Entre elas, o professor cita a defesa do desenvolvimento econômico e social, além da atuação pela democracia, mas não só política. “Também do acesso a bens e serviços públicos.” Neste caso, de pessoas vulneráveis e que são excluídas.

Presidente estadual do PCdoB

“Essa posição reflete uma construção política de unidade entre os três níveis de direção do PCdoB: municipal de Goiânia, estadual de Goiás e nacional. E, respeitosamente, dialogado com o PT e a deputada federal Adriana Accorsi. O camarada professor Fabio Tokarski participou integralmente na construção da unidade na Federação Brasil da Esperança em Goiânia”, enfatizou Honório Ângelo.

Vale lembrar que, no fim de março, em entrevista ao Jornal O Hoje, Honório disse que Fabio Tokarski mantinha a pré-candidatura à prefeitura de Goiânia. “O engenheiro e professor Fabio Tokarski continua pré-candidato a prefeito e é uma alternativa colocada para apreciação no âmbito da federação. Naturalmente, com diálogo maduro e responsável, e, claro, sem qualquer imposição”, disse à época.

Questionado sobre a participação do partido no pleito, ele afirma que haverá trabalho conjunto. “A Federação Brasil da Esperança, que tem o PCdoB na presidência [e que também inclui o PV], marchará unida para vencer a eleição, derrotar a direita, a extrema-direita em Goiânia e ainda eleger uma extensa bancada de vereadores e vereadoras na capital”, diz.

Posição oficial

Em nota, na quarta-feira, o PCdoB de Goiânia afirma que, na terça-feira (18), a deputada Adriana Accorsi esteve na sede nacional da legenda, em Brasília. “O momento foi marcado por convergências e unidade em torno de compromissos políticos e programáticos para Goiânia e para sua população, com vistas a necessidade que temos de ter à frente da prefeitura de Goiânia, forças que estejam, de fato, voltadas para atender as reais necessidades da população da nossa capital, que merece e tem o direito a uma cidade desenvolvida, bem cuidada, segura e que ofereça a quem nela vive e trabalha a qualidade de vida necessária.”

Na ocasião, estiveram presentes a presidente nacional da Federação Brasil da Esperança, Luciana Santos; o professor Fabio Tokarski, que é membro da executiva Nacional do PCdoB; além dos presidentes do PCdoB de Goiânia, Professor Railton Nascimento; e o do PCdoB de Goiás, Honório Ângelo.

“O camarada Fabio Tokarski, que até aqui, por decisão de todas as instâncias do PCdoB, cumpriu importante papel como pré-candidato à prefeitura de Goiânia, continuará trabalhando, nessa nova etapa do projeto do PCdoB na capital, na construção da pré-campanha da companheira deputada Adriana Accorsi, fortalecendo o Movimento Goiânia 100 anos: O Futuro Começa Agora, em relevante papel”, completa a nota.

O post A articulação do PCdoB que levou à composição com Accorsi em Goiânia apareceu primeiro em OHoje.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.