Chuvas intensas e temperaturas acima da média marcam início de 2025

Em janeiro deste ano, a estação convencional de Goiânia (83423) registrou 18 dias de chuva, totalizando 466,7 mm, o que representa 87% acima da média histórica para o período (1991-2020), que é de 249,2 mm. Esse volume excedente foi de 217,5 mm. O maior acúmulo em 24 horas ocorreu no dia 13 de janeiro, com 135,5 mm.

Quanto às temperaturas, a média do mês foi de 25,3°C, 0,6°C acima do normal de 24,7°C. As temperaturas mínimas e máximas médias atingiram 21°C e 31,5°C, respectivamente, também 0,9°C acima dos valores normais de 20,1°C e 30,6°C.

Em relação à previsão do tempo, a Equatorial Goiás emitiu um alerta para temporais que devem afetar cerca de 30 cidades goianas na próxima semana. De acordo com o ClimaTempo, os ventos podem ultrapassar os 50 km/h, aumentando os riscos de quedas de árvores e danos à rede elétrica. A companhia informou que está monitorando a situação para minimizar os impactos e garantir um atendimento rápido.

Os municípios mais afetados incluem Aparecida do Rio Doce, Aporé, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Alta, Cachoeira Dourada, Caçu, Caiapônia, Chapadão do Céu, Goiatuba, Inaciolândia, Itajá, Itarumã, Itumbiara, Jataí, Joviânia, Lagoa Santa, Mineiros, Montividiu, Panamá, Paranaiguara, Perolândia, Portelândia, Rio Verde, Santa Rita do Araguaia, Serranópolis e Vicentinópolis.

O Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Goiás está monitorando de perto os alertas meteorológicos. Vinicius Lima, gerente do COI, destaca. “Essas chuvas podem trazer danos à rede elétrica, com quedas de árvores, cortes e até mesmo quedas de postes.” Para reduzir os transtornos, a companhia está posicionando equipes de forma estratégica para realizar os reparos necessários rapidamente

Adicionar aos favoritos o Link permanente.