Papa Francisco tem leve melhora


*

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução proposta pelos EUA que pede um “fim rápido” para a guerra na Ucrânia, sem mencionar a Rússia como agressora. A resolução foi aprovada com o voto conjunto dos EUA e da Rússia. França e Reino Unido se abstiveram, alertando para o perigoso precedente que a resolução pode abrir. A Assembleia Geral da ONU havia aprovado uma resolução proposta pela Ucrânia que pedia o fim da invasão russa, mas não contou com o apoio do governo Trump.

*

Os Estados Unidos e a Ucrânia estão próximos de um acordo que concederia a Washington uma parte das receitas de Kiev provenientes de recursos naturais. Uma versão do acordo em discussão contém termos mais favoráveis à Ucrânia do que as versões anteriores, mas não inclui garantias de segurança que Kiev tem solicitado. Trump indicou que Zelensky pode assinar o acordo na Casa Branca em breve.

*

A relação entre EUA e Europa se mostra abalada, com divergências sobre a guerra na Ucrânia. Enquanto a Europa iluminou monumentos com as cores da Ucrânia em solidariedade, a Casa Branca não demonstrou apoio. Macron e Trump trocaram farpas sobre a responsabilidade pela guerra e os valores gastos em ajuda. Trump enfatizou sua demanda por direitos minerais ucranianos para compensar a ajuda militar dos EUA.





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.