Capivara com arpão fincado no corpo é resgatada em SC – 25/02/2025 – Ambiente


O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Polícia Militar Ambiental resgataram uma capivara que circulava pela região central de Balneário Camboriú (SC) com um arpão fincado no corpo.

Os órgãos ambientais foram chamados por moradores que viram o animal na segunda-feira (24), às margens de um córrego. O arpão estava nas costas do roedor.

Depois do resgate, a capivara foi levada para o zoológico da cidade, onde vai passar por uma cirurgia para retirada do arpão e receberá cuidados veterinários. Depois disso, será reintegrada ao seu habitat.

As capivaras são animais silvestres protegidos por lei. Segundo o Ibama, estão presentes em várias áreas urbanas do país, o que as expõe a situações de risco.

Os maus-tratos a animais silvestres são punidos com sanções administrativas, como multas, e também processo criminal.

A capivara é o maior roedor do mundo e pode chegar a 100 kg. É um animal que vive em toda a América do Sul, com exceção do Chile. Na natureza, a onça-pintada é a sua principal ameaça.

O animal pode ser hospedeiro de carrapatos que transmitem febre maculosa. O Ibama informa, no entanto, que não há registros de surtos da doença em Santa Catarina.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.