Podcast discute o peso da inflação da comida – Folha – 26/02/2025 – Podcasts


O índice de inflação do grupo de alimentos tem sido observado de perto há meses. O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) divulgado nesta terça-feira (25) foi o maior para fevereiro desde 2016. Alimentação e bebidas continuam em aceleração, ainda que com uma alta abaixo da registrada em janeiro.

A preocupação com os gastos com comida viraram rotina para os brasileiros, e um estudo do economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, olhou para como esse cálculo chega à ponta hoje.

O levantamento mostrou que os alimentos consomem 22,6% do orçamento das famílias que ganham entre 1 e 1,5 salário mínimo —um avanço na comparação com 2018, quando essa proporção para essa faixa de renda era de 18,4%. Enquanto isso, no grupo que ganha mais de 30 salários mínimos, o peso da comida no orçamento também cresceu, mas é de 11,3%.

O Café da Manhã desta quarta-feira (26) explica como a inflação de alimentos tem impactado mais a vida dos brasileiros, principalmente os mais pobres. O economista André Braz, do FGV-Ibre, fala do que pressionou o índice nos últimos meses, conta o que deve acontecer nos próximos meses e analisa as respostas políticas e econômicas possíveis para esse cenário.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Gustavo Simon, com produção de Gustavo Luiz e Laura Lewer. A edição de som é de Thomé Granemann.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.