O papel da IA para levar empresas à liderança de seus segmentos

Por Jean Paul Vieira, diretor-executivo de marketing e produto da Senior Sistemas, referência em soluções de gestão para médias e grandes empresas na América Latina.

À medida que a tecnologia dita o ritmo dos negócios e o mundo passa por transformações cada vez mais aceleradas, o desafio que se coloca para os líderes empresariais vai além de aumentar a receita ou a lucratividade. A questão é como garantir a perpetuidade de suas empresas em um cenário de constantes mudanças. Historicamente, o desempenho das organizações era medido por indicadores financeiros, como ROI, faturamento, lucro, EBITDA e participação de mercado. Embora ainda importantes, essas métricas sozinhas já não garantem a longevidade dos negócios. Há outro indicador que precisa ser constantemente avaliado para manter o sucesso: a capacidade de se adaptar e acompanhar as transformações nos modelos de negócios e as evoluções tecnológicas na velocidade com que o mercado exige.

Exemplos de gigantes do passado, como Yahoo, Kodak, Blockbuster e Nokia, nos ensinam a lição de que liderança não é suficiente se a empresa não se adapta às novas realidades. A capacidade de se reinventar e abraçar novas tecnologias que criam um mindset ágil e que separa as empresas que prosperam daquelas que desaparecem.

Recentemente, a chegada da Inteligência Artificial (IA) mobilizou o mundo corporativo. Agora, vivemos a era da IA generativa, ainda mais poderosa e capaz de alterar profundamente os sistemas de gestão empresarial. No entanto, muitas empresas resistem ou não sabem como aproveitar os benefícios dessas tecnologias para apoiar suas decisões e conduzir as transformações necessárias para garantir o futuro do negócio.

A integração de IA nas soluções de gestão não é mais uma vantagem competitiva; é uma necessidade para qualquer empresa que deseja sobreviver e prosperar. A IA potencializa a análise de dados, automatiza processos e fornece insights antes inimagináveis. Ela também faz correlações complexas entre grandes volumes de dados, identificando tendências e alertando gestores sobre oportunidades e riscos que passariam despercebidos.

Soluções que fazem a diferença

A chave para a adaptação está na integração inteligente das soluções, abrangendo toda a cadeia de valor dos setores econômicos. No Brasil, a Senior é pioneira na adoção de IA em sistemas de gestão. Desde 2015, investe na transformação de seu portfólio de softwares para adotar o conceito de arquitetura de software composable, permitindo flexibilidade sem precedentes na gestão de negócios de médias e grandes empresas.

Na Senior, acreditamos que a tecnologia integrada e eficiente, aliada à IA generativa, coloca os clientes na linha de frente da inovação. Nossas soluções vão desde o IAssist Content Generator, que automatiza a criação de insights de negócio estratégicos, até o Marketing Intelligence, que utiliza IA para criar abordagens de vendas personalizadas e assertivas – só para citar dois de inúmeros exemplos que já disponibilizamos ao mercado.

Em agosto, lançamos uma nova solução de impacto na área de RH, o HR Assist, o primeiro HR Business Partner virtual do mundo com IA generativa, dedicado a atender demandas críticas da gestão de pessoas. Este parceiro de negócios automatiza a criação de relatórios, análises de desempenho e sugere planos de desenvolvimento individual. Com interface conversacional, o HR Assist permite que gestores acessem insights detalhados com rapidez e segurança, melhorando a performance das equipes e reduzindo a carga de trabalho do departamento de RH, permitindo que os líderes se concentrem em decisões estratégicas.

O novo papel dos sistemas de gestão

Tradicionalmente, os sistemas de gestão eram vistos como ferramentas de controle e organização. Com a IA, esses sistemas evoluem para plataformas inteligentes que não apenas automatizam processos, mas também aprendem e se adaptam às necessidades da empresa. Essa evolução muda a função dos sistemas de gestão de meros controladores para catalisadores de inovação.

Além disso, um dos aspectos mais fascinantes da IA é sua capacidade de humanizar a tecnologia. Embora isso possa parecer paradoxal, a IA torna as interações com os sistemas de gestão mais intuitivas e acessíveis. Através de interfaces conversacionais, ela permite que os usuários se comuniquem com sistemas complexos em uma linguagem natural e compreensível. Isso não só democratiza o acesso à informação dentro das organizações, mas também capacita os colaboradores para a tomada de decisões mais rápidas, informadas e assertivas.

Hoje, mais do que um apoio operacional, a IA permite que C-levels e gestores se concentrem no que realmente importa – estratégia, inovação e crescimento. Quanto mais cedo as empresas abraçarem essa mudança e se comprometerem com a integração inteligente da IA, mais rápido poderão se posicionar entre os líderes em seus segmentos. É mais que tecnologia. É a garantia de longevidade em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico.

O post O papel da IA para levar empresas à liderança de seus segmentos apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.