Coocam recebe visita de jovens empreendedores, representantes de cerca de 40 municípios de SC

A cidade de Campos Novos foi palco da Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc). O encontro, organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de Campos Novos (Acircan), acontece bimestralmente em diferentes regiões do estado. Nesta edição o evento empresarial, reuniu aproximadamente 200 jovens de cerca de 40 municípios. São líderes e empreendedores de diversas áreas, compartilhando experiências, discutindo projetos e explorando oportunidades de inovação e crescimento. Um dos momentos mais aguardados do evento foi a visita técnica realizada na Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam).  

Na ocasião, os jovens empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da cooperativa, que é referência na região em práticas de gestão, sustentabilidade e inovação no setor agropecuário. Durante a visita, o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, e a gerente administrativa, Kalinka Françoise, compartilharam com os visitantes os principais desafios e conquistas da cooperativa ao longo dos anos. João Carlos Di Domenico destacou a importância do cooperativismo como modelo de negócios sustentável e eficaz, especialmente em tempos de incerteza econômica.  

Ele também ressaltou o papel da Coocam no desenvolvimento socioeconômico das regiões de atuação, contribuindo para a geração de emprego e renda para as famílias, além de todo o trabalho e suporte direcionado aos produtores e associados, promovendo assim, o crescimento das comunidades. “Nós só vamos vencer se nos unirmos, não somente em negócios, mas também em ideias”, comentou ele durante a reunião, destacando que a cooperativa atua nesse modelo porque acredita na importância da cooperação, do trabalho em equipe e do associativismo. “As parcerias nos fortalecem e todos ganham.” O 

 presidente da Coocam também comentou sobre as burocracias enfrentadas no mundo empresarial, seja no campo ou na cidade. Ele aliou as dificuldades com trâmites burocráticos com parte da desmotivação de muitos empresários de todas as áreas, na hora de colocar prática projetos coletivos. “Podemos quebrar paradigmas ou superar dificuldades com normas e leis que incentivem os empreendedores”, afirmou.  

Os jovens empreendedores saíram da visita com uma visão mais ampla sobre o impacto positivo que as cooperativas podem ter no desenvolvimento regional e na promoção de práticas sustentáveis. A experiência na Coocam serviu como uma fonte de inspiração para que eles apliquem os conhecimentos adquiridos em seus próprios negócios e projetos.  

Durante a programação, os associados da Coocam e empresários, André Debastiani e Eduardo Zortea, participaram de um painel no qual compartilharam suas vivências empreendedoras. Falaram ainda sobre a vida empresarial, cooperativismo, liderança e desafios.  A próxima edição do encontro já tem data marcada: dias 24 e 25 de outubro, em Joinville, prometendo novas oportunidades de aprendizado e colaboração para os jovens líderes catarinenses. 

Fonte: Coocam  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.