Empresa lança solução para atendimento domiciliar de pacientes

A Dígitro, de Florianópolis, avança para o segmento de saúde com o lançamento do LICA, software de gestão para acompanhamento do trabalho de cuidadores de idosos e pacientes acamados.

O contexto social, associado à experiência pessoal de um executivo da empresa ao acompanhar os cuidados direcionados a familiares, foi o impulso para elaborar uma plataforma destinada para gerentes e administradores de empresas de cuidadores, cuidadores profissionais, coordenadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), profissionais de saúde e familiares de pacientes.

A nova tecnologia promete a entrega de informações clínicas relevantes, melhora a organização da rotina dos pacientes e dá mais tranquilidade e segurança para os familiares, que à distância podem acompanhar os atendimentos realizados.

Atualmente, a economia do bem-estar movimenta cerca de 5,5 trilhões de dólares mundialmente e, só no Brasil, a movimentação do setor é na ordem de 96 bilhões de dólares, o equivalente hoje a quase 500 bilhões de reais.

De acordo com o último censo do IBGE, o número de idosos no país cresceu 57,4% nos últimos 12 anos, o que confirma a crescente inversão da pirâmide etária, onde se prevê nas próximas décadas uma população de idosos muito superior à de jovens e adultos.

Tecnologia para antecipar padrões

Através de funcionalidades avançadas que monitoram sinais vitais dos pacientes e notificam os cuidadores sobre a necessidade de apoio imediato, o LICA é integrável com dispositivos de monitoramento já existentes no mercado, como smartwatches, smartbands, câmeras e sleep analysers, que são colocados embaixo do colchão para monitoramento de batimentos cardíacos, frequência respiratória e emitem alertas aos cuidadores quando o paciente se levanta da cama. A plataforma realiza a coleta e análise dos dados continuamente, de forma automática e acessível.

Para Márcio Souza, diretor de tecnologia da empresa, a inovação da solução está na inteligência embutida, que integra o acompanhamento de sinais, plano de cuidados e videomonitoramento em uma única solução.

“Existem no mercado tecnologias que oferecem somente uma parte desses serviços. No LICA entregamos tudo em uma única solução, por isso o ganho de eficiência e segurança”.

O médico Marcello Herdt, especialista em medicina preventiva e gerenciamento de saúde, acompanhou e contribuiu com o desenvolvimento da plataforma e destaca a relevância da solução para a organização da rotina dos pacientes e eficiência dos serviços prestados.

“Com o LICA os familiares podem acompanhar os cuidados que seu ente está recebendo, o paciente tem suas necessidades garantidas e o cuidador também tem a segurança de saber que tem um repositório do trabalho realizado”.

Segurança e eficiência no atendimento a idosos

Além de beneficiar pacientes e familiares, a solução também promete ser uma aliada para empresas que gerenciam serviços de cuidadores, ou gestores de ILPIs. A plataforma oferece ferramentas de acompanhamento e gestão, que permitem o registro detalhado das ações realizadas, ampliando a credibilidade do serviço prestado e a tranquilidade das famílias, que conseguem acompanhar seus pacientes de qualquer lugar do mundo.

De acordo com Octavio Carradore, diretor de relações com o mercado da Dígitro, o LICA é mais do que uma ferramenta de monitoramento, mas um recurso que transforma a forma como idosos e pacientes acamados são cuidados.

“Ao lançar o LICA, a Dígitro oferece uma solução que vem ao encontro das necessidades de uma população que está envelhecendo e exige cuidados cada vez mais especializados”.

A solução será comercializada através de licenças por paciente, não limitando o número de usuários relativos a cada vida atendida. Ou seja, tendo uma pessoa monitorada, o grupo de cuidadores, a empresa que gerencia os serviços e os familiares responsáveis podem receber e interagir com as informações organizadas no aplicativo.

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