Google pode iniciar apps automaticamente após serem baixados no Brasil

Em cada Google I/O e WWDC, os desenvolvedores de software buscam maneiras de aprimorar a experiência do usuário, tornando-a mais rápida e integrada. Uma das novidades trazidas pelo Google pode ser a implementação de um recurso que agiliza o acesso aos novos aplicativos. Por exemplo, a Google Play Store pode passar a iniciar automaticamente os aplicativos logo após sua instalação.

Quando baixamos um aplicativo, geralmente queremos usá-lo imediatamente. No entanto, em alguns casos, podemos precisar baixar um aplicativo grande e preferir não esperar o processo de download ser concluído para começar a usá-lo. Nesse sentido, a possibilidade de desligar o telefone e ter o aplicativo pronto para uso assim que o download for concluído seria bastante conveniente.

Google Play Store pode iniciar automaticamente os aplicativos baixados

Recentemente, foi descoberto um possível recurso nesse sentido durante uma análise aprofundada do APK da Play Store. Os códigos encontrados na versão mais recente da loja (Versão 41.4.19) indicam a existência desse recurso, conforme revelado por AssembleDebug via Android Authority. No entanto, como o Google não fez um anúncio oficial sobre essa funcionalidade, é importante ter em mente que ela poderá ser removida a qualquer momento.

Dentro do aplicativo, foram identificadas strings que apontam para a presença de um recurso que abrirá automaticamente os aplicativos após o download. Essas strings fazem referências a elementos da interface do usuário, notificações, duração das notificações e opções de alternância.

Ainda não está claro se essa funcionalidade será uma opção visível nas configurações do aplicativo. Espera-se que não seja assim. As indicações apontam que o recurso será ativado por padrão assim que for lançado. Caso a alternância para desativar essa função esteja escondida nas configurações, isso poderá ser considerado um inconveniente.

Seria interessante se essa funcionalidade pudesse ser aplicada de forma individual para cada aplicativo. Dessa forma, se o usuário souber que vai utilizar um aplicativo imediatamente, poderá ativá-lo dessa maneira. Por outro lado, se houver um aplicativo que não deseja abrir imediatamente, terá a opção de não ativá-lo automaticamente. Afinal, nem sempre queremos que todos os aplicativos sejam abertos sem nossa intervenção.


Adicionar aos favoritos o Link permanente.