Como cidades de SC estão posicionadas em ranking global de ecossistemas de startups

Florianópolis (foto) e Joinville figuram no top10 brasileiro e entre os 500+ ambientes para negócios inovadores no planeta, de acordo com índice da StartupBlink. / Foto: Claiton Conto (Unsplash)


[FLORIANÓPOLIS, 04.06.2024]
Redação SC Inova, [email protected] 

No ranking dos ecossistemas globais de startups, o Brasil figura longe do pódio, mas segue como uma potência regional, de acordo com o recém-lançado estudo da Global Startup Ecosystem Index 2024, divulgado pela Startup Blink, plataforma de dados voltados à Nova Economia que usou informações de mais de mil cidades e 100 países. E dentro do cenário brasileiro, duas cidades catarinenses estão no top 10 e figuram entre os 500+ ambientes mundiais para desenvolvimento de empresas inovadoras.

O ranking, que tem San Francisco, Nova York, Londres e as regiões metropolitanas de Los Angeles e Boston nos primeiros cinco lugares, vê a cidade brasileira mais bem colocada (São Paulo, claro) ocupando o 23o. lugar global – posicionada entre Toronto e San Diego (California). A próxima cidade do Brasil a figurar, Curitiba, vem em uma posição bem mais distante (137o. lugar), seguida por Rio de Janeiro (146o. lugar), Belo Horizonte (173o.) e Porto Alegre (213o.).

A “Ilha do Silício”, Florianópolis, é a sexta do país de acordo com o ranking e ocupa a 283a. posição na lista global. Há mais uma catarinense figurando no estudo – é Joinville, 10a. colocada entre as cidades brasileiras e 531a. colocada mundialmente. Entre as duas cidades de Santa Catarina, ainda há Brasília (396o. lugar), Recife (471o.) e Salvador (494o.). 

Com relação ao Brasil, a publicação aponta que o país já viveu dias melhores neste ranking: estava em 20o. lugar entre os países em 2020 mas agora ocupa a 27a. posição, embora esteja se mantendo nesse patamar nos últimos dois anos. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, “a tendência geral dos ecossistemas brasileiros entre os 300 melhores do mundo é positiva este ano, com exceção de São Paulo e Rio de Janeiro. Curitiba vem subindo consistentemente na classificação a cada ano, enquanto Porto Alegre e Florianópolis permanecem estáveis em suas posições como cidades de terceiro nível”.

Em rankings com este alcance, qualquer que seja a posição é um fato notável – especialmente em se tratando de países latinoamericanos: no top 100, além de São Paulo, apenas Cidade do México, Buenos Aires e Bogotá estão presentes.

O desafio para buscar um papel mais ativo neste cenário, porém, vai muito além do potencial de empreendedores e investidores: sem políticas públicas de inovação e incentivo a negócios “portadores de futuro”, nenhuma cidade, estado ou região metropolitana do Brasil vai conseguir um destaque muito melhor do que rankings como este apontam. 

The post Como cidades de SC estão posicionadas em ranking global de ecossistemas de startups appeared first on SC Inova.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.