Unesc abre oficialmente o Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade

A comunidade acadêmica da Unesc recebe nesta semana mais um grande evento que recebe pesquisadores internacionais para três dias de qualificadas discussões. Acontece, desta segunda-feira até quarta-feira (23 a 25/09) o 6º Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade; o 3º Seminário em Direitos Humanos com a Sociedade, além das primeiras edições do Seminário Latino-Americano de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos e dos Diálogos em Direitos Humanos com a Educação Básica.

Os eventos, organizados sob comando do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc, têm como tema principal Com o tema “Direitos humanos e instituições democráticas”. As atividades acontecem de forma concomitante e, conforme o coordenador do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, têm o objetivo de divulgar e debater a produção teórica e prática sobre os Direitos Humanos; Sociedade; Democracia; Políticas Públicas e Estado no contexto brasileiro e latino-americano.

Na abertura, realizada na noite desta segunda-feira, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, representou a reitoria da Unesc e agradeceu a presença de todos os visitantes. Conforme ela, o cenário nacional mostra o quão se fazem necessárias as discussões levantadas nestes dias de evento.

“Não há melhor momento para discutirmos a temática de direitos humanos e democracia do que este, no qual em todo o Brasil os cidadãos se preparam para escolher seus representantes em âmbito municipal. Estamos com os movimentos nas ruas, nas cidades, muito aquecido. E quando nós falamos de democracia, estamos falando de diálogo, de reflexão sobre o presente, mas também o futuro”, pontuou.

A participação de mais de 100 pesquisadores nacionais e internacionais nos processos de avaliação e comissão científica, assim como os mais de 250 trabalhos inscritos, oriundos de todas as regiões do país, conforme Reginaldo, representam a grandeza do evento, a importância das discussões e o engajamento de todos os envolvidos neste processo.

“Sabemos que o maior patrimônio que nós temos nessa vida é o tempo. Portando, dispor de forma generosa do seu tempo pra estar conosco, compartilha conosco o diálogo, é o maior presente que podemos receber de todos vocês”, destacou, em agradecimento aos participantes.

Ao todo o evento contará com 17 Grupos de Trabalho que somam mais de 240 trabalhos de todas as regiões do Brasil, além de outros países, e mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais.

Para a abertura, a temática abordada foi “Direitos Humanos e Democracia” em um painel comandado pelo professor doutor Antônio Carlos Wolkmer, ex-coordenador do PPGD Unesc, com a participação dos professores doutores David Sanchez Rubio, da Universidade de Sevilla – Espanha; Maria José Fariñas Dulce, da Universidade Carlos III – Madrid; e coordenação da mesa com a professora doutora Ivone Fernandes Morcilo Lixa (FURB-SC).

Debate também na Educação Básica

Na manhã desta segunda-feira, abrindo a programação, foi realizada a Roda de Conversa com Educação Básica “Educação em Direitos Humanos”, no Colégio Unesc. A experiência contou com a participação dos professores doutores Marcelino Meleu (FURB-SC), Débora Ferrazzo; Helena Cristina Simões (UFAP -AP) e Sheila Stolz (FURG-RS).

Apoio na organização

Além do PPGD, as iniciativas têm o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE); em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); em Saúde Coletiva (PPGSCol) e em Ciências Ambientais (PPGCA).

Os seminários são coorganizados pela Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Rede Latino-Americana de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Grupo de Trabalho do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso) Pensamiento Jurídico Crítico y Conflitos Sociopolíticos; Universidad Carlos III de Madrid; Red Iberoamericana para Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia (REDidi); da Vniversidad D Salamanca e pelo curso de Direito da Unesc.

O evento tem ainda o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Para os acadêmicos da Unesc, a participação é presencial e gratuita, já quem reside em outros estados e países, pode participar via Google Meet, mediante inscrição pelo site: https://doity.com.br/vi-seminario-internacional-em-direitos-humanos-e-sociedade/calendario. Para estes, há uma taxa de R$ 11 para a confecção dos certificados.

Fonte: Agecom Unesc

The post Unesc abre oficialmente o Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.