Franquias: um olhar global sobre o mercado no Brasil, Europa e América

Por Leonardo Castelo, sócio de mais de 90 marcas com mais de 10 mil franquias.

O franchising é uma estratégia de expansão explorada em todo o mundo, no entanto suas características podem variar de um país para outro, sendo influenciada por fatores culturais, econômicos e sociais. Em uma análise panorâmica de cenários, se tem a clareza que a dor do crescimento do franchising não se limita ao Brasil, é uma dor mundial. Por exemplo o mercado Europeu, tem aproximadamente 30 mil franquias, já o mercado brasileiro é mais consolidado e isso são dados que a própria Associação Brasileira do Franchising compartilha, que demonstram o profissionalismo do setor no Brasil, indicando o número total de operações em 195.862, um crescimento de 6,8% em relação a 2022. Já nos Estados Unidos, é um segmento resiliente e que demonstra crescimento, e se mantém como um pilar na economia nacional.

No entanto, o franchising brasileiro vem ganhando reconhecimento internacional e atraindo investidores estrangeiros interessados em expandir suas marcas no país. Além disso, tem grande potencial de expansão devido à sua vasta população e à crescente classe média, que impulsiona a demanda por produtos e serviços.

Dentro desse cenário cada vez mais dinâmico, a estratégia de aceleração de franquias tem se tornado fundamental para empreendedores que buscam se estabelecer rapidamente. Uma das principais vantagens das franquias é a capacidade de replicar um modelo de negócio de sucesso. Isso colabora para que empreendedores estendam sua presença geograficamente, com gerenciamento e estrutura sólida.

Em uma viagem de aproximadamente 2.500 km, entre Portugal e Espanha, com 14 cidades diferentes visitadas em dez dias, foi possível entender na prática os softwares de inteligência de mercado. Em uma análise sobre o potencial dos negócios nos dois países percebe-se que o setor de alimentação é muito forte em diversidade, mas em alguns casos peca na falta de clareza na comunicação. Existe uma diversidade de negócios muito grande, modelos que poderiam estar crescendo de forma exponencial, mas o empreendedor não entende o conceito do franchising, nem a metodologia de crescimento, e por isso acabam estagnado. Em contrapartida, alguns segmentos como o de lavanderia já vem se consolidando, assim como acontece no Brasil.

Embora o franchising seja uma estratégia eficaz para expansão, é essencial entender sobre o setor, reconhecer as diferenças de mercados e se aprofundar em conhecimento independente do continente.

O post Franquias: um olhar global sobre o mercado no Brasil, Europa e América apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.