Por que odiei esse filme de 2023 que todo mundo amou no Brasil

MGM

Não é exagero dizer que 2023 foi um ótimo ano para o cinema. Entre sucessos como Oppenheimer e Barbie queridos aclamados como Pobres coisas e Anatomia de uma Queda e sucessos inesperados como Godzilla menos um e Ninguém além de você, a indústria cinematográfica prosperou no ano passado. No entanto, como geralmente acontece, vários filmes ganharam muito mais elogios do que deveriam, pelo menos na opinião deste escritor. Já escrevi sobre minha antipatia pelo Emerald Fennell’s Queimadura de sal, mas foi um filme polêmico que teve muito mais detratores do que apenas eu. Pelo contrário, a comédia adolescente de Emma Seligman Partes inferiores recebeu aclamação quase universal e não consigo, de jeito nenhum, entender por quê.

Partes inferiores não é necessariamente ruim, estritamente falando; não é uma verdadeira abominação como, digamos, Fantasma ou O Flash. No entanto, também não é o triunfo adolescente que foi ungido pela maioria dos críticos e pela internet. Em vez disso, é um filme mediano que não é tão subversivo ou inteligente quanto parece ser. Na verdade, comparado a outras entradas do gênero adolescente atrevido, é dolorosamente medíocre, e quanto mais elogios recebia, mais eu não gostava dele. E embora “ódio” possa ser uma palavra forte, especialmente quando falo sobre um filme, é uma forma bastante sucinta, embora um pouco exagerada, de descrever meus sentimentos em relação a Partes inferiores.

O que exatamente estamos vendo aqui?

PJ, Josie e outra garota olhando diretamente para a câmera com expressões confusas em Bottoms.
MGM

Partes inferiores segue dois alunos do último ano do ensino médio, PJ (Rachel Senott) e Josie (Ayo Edebiri). Elas são impopulares, lésbicas, virgens e estão desesperadas para não serem. Eles têm uma queda por duas líderes de torcida populares, Brittany (Kaia Gerber) e Isabel (Havana Rose Liu), mas sua existência passa despercebida pelas lindas garotas. Enquanto participava de uma feira local, Isabel busca refúgio no carro de Josie enquanto briga com seu estúpido namorado quarterback Jeff (Nicholas Galitzine). Quando Josie tenta ir embora, ela bate suavemente nos joelhos de Jeff com o carro, enviando-o para um discurso exagerado onde ele finge uma lesão mais grave que o leva a usar muletas. Ameaçados de serem expulsos, Josie e PJ fingem que o ferimento de Jeff foi causado durante o treino para um “clube de luta feminino”, do qual eles começam a se salvar e a tentar ficar com as garotas populares que se juntam.

A premissa em si não é nada fora do comum; na verdade, tem algumas coisas a seu favor. Como a maioria dos outros filmes medíocres, é a execução onde Partes inferiores falha. Para começar, ninguém neste filme parece um verdadeiro estudante do ensino médio. É verdade que este é um sintoma da própria Hollywood, mas é…

.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.