Estas novas espécies de polvo e caranguejo brilhante podem te surpreender

Uma recente pesquisa revelou a descoberta de 27 novas espécies marinhas que possuem a capacidade de brilhar no escuro, incluindo animais como polvos e caranguejos. A fim de identificar mais animais com esta característica única, os cientistas realizam registros durante mergulhos noturnos nas águas profundas da Indonésia e do Egito.

Leia também: Kate Winslet diz que beijar DiCaprio em ‘Titanic’ foi um “pesadelo”
Descubra os segredos da E-Saúde e os benefícios desta tecnologia

Os pesquisadores produziram os registros entre fevereiro de 2019 a setembro de 2022. O periódico PLOS ONE, publicou este estudo acerca da vida marinha na quarta-feira (12).

A fluorescência, um fenômeno onde os organismos emitem luz visível após absorver raios ultravioleta, já era conhecida em algumas criaturas marinhas como águas-vivas e corais. Porém, o estudo aponta que a capacidade de brilhar é muito mais difundida do que se pensava anteriormente. Uma vez que estende-se a uma variedade de novas espécies.

Os cientistas utilizaram um microscópio óptico de fluorescência para capturar imagens detalhadas desses animais luminosos, que incluem polvos da ordem Octopoda e seringas-do-mar da ordem Ascidiacea. A descoberta também destaca a presença de fluorescência em outras criaturas como peixes e nudibrânquios.

A pesquisa sugere que investigações futuras poderão ampliar nosso entendimento sobre o papel biológico da fluorescência marinha, além de revelar mais detalhes sobre a diversidade e comportamento desses animais luminosos em diferentes ecossistemas.

O post Estas novas espécies de polvo e caranguejo brilhante podem te surpreender apareceu primeiro em OHoje.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.