Secretarias municipais: a importância do cargo para Belém

A Administração Pública de um município consiste em um conjunto de agentes, órgãos e entidades instituídos para a consecução dos objetivos da gestão atual e abrange o conjunto de funções necessárias para a realização dos serviços públicos, que visam a atender aos interesses da população.Um dos cargos principais de cada administração é o cargo de Secretário Municipal. O secretário municipal desempenha atividades estratégicas dentro da administração pública de um município. Suas atividades consistem em auxiliar o prefeito na gestão e no desenvolvimento das políticas públicas locais, podendo assumir pastas específicas, como: educação, saúde, esporte, cultura, entre outras.Na tarde de quarta-feira (30), Igor Normando (MDB), prefeito eleito de Belém para a gestão municipal de 2025 a 2029, concedeu entrevistas a veículos do GRUPO RBA e anunciou os nomes de integrantes do grupo responsável pela transição de governo. Durante a entrevista, Igor também citou que busca nomes para assumir os cargos de secretário municipal em seu governo, visando um perfil que será essencialmente técnico, e que ao mesmo tempo possua sensibilidade social.VEJA TAMBÉMIgor Normando adianta nomes da equipe de transiçãoIgor anuncia Cássio como coordenador da equipe de transiçãoPrefeito eleito Igor Normando agradece vitória em coletivaO secretário municipal possui atribuições como:Assessorar o prefeito em questões administrativas, políticas e de gestão, fornecendo informações e pareceres técnicos para embasar a tomada de decisões;Elaborar e implementar políticas públicas de acordo com as necessidades e demandas da população; gerenciar equipes e recursos;Representar o município em eventos, reuniões, audiências públicas e outros encontros relevantes; Estabelecer parcerias com outros órgãos governamentais, entidades da sociedade civil, empresas e instituições; Fiscalizar a execução das políticas públicas.As secretarias e órgãos que compõem a Administração Direta do município de Belém, são:Secretaria Municipal de Administração (SEMAD);Secretaria Municipal de Saúde (SESMA);Secretaria Municipal de Educação (SEMEC);Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB);Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN);Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA);Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEFIN);Procuradoria Geral do Município (PGM);Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL);Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e LazerSecretaria Municipal de Economia (SECON);Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (SEGEP);Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB);Quer ver mais notícias de política? Acesse nosso canal no WhatsAppDentre as principais secretarias para o andamento da administração pública municipal de Belém, estão:Secretaria Municipal de Administração (Semad)A Secretaria Municipal de Administração tem a missão geral de planejar, coordenar, normatizar e executar os sistemas de administração da Prefeitura de Belém/PA. Secretaria Municipal de Finanças (Sefin)A Secretaria de Finanças (Sefin) tem como missão arrecadar e gerenciar as receitas do Município para promover o desenvolvimento das políticas públicas em benefício da população.Secretaria Municipal de Economia (Secon)A Secretaria Municipal de Economia (Secon) é responsável pelas atividades voltadas para o fortalecimento da economia do Município de Belém.Procuradoria Geral do Município (PGM)A Procuradoria Geral do Município (PGM) tem como principais atribuições patrocinar judicialmente as causas em que o Município de Belém seja interessado como autor, réu ou interveniente, salvo nos feitos de competência da Procuradoria Fiscal ou das Procuradorias das entidades da Administração indireta, e emitir pareceres sobre matérias e processos administrativos submetidos a seu exames.
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