Android 15: Carregador lento pode não mais “carregar rapidamente”

A cena capturada nessa imagem ilustra claramente a ironia da mensagem “Carregando rapidamente” exibida pelo Android ao conectar o dispositivo. Como podemos observar, meu Pixel 8 Pro está conectado a 81% de carga, mas mesmo com um carregador que indica que está fornecendo energia o suficiente para mostrar essa mensagem, ainda levará 41 minutos para atingir a carga completa de 100%. Em que mundo um aumento de apenas 19% é considerado “rápido” se leva 41 minutos para ser concluído?

Essa mensagem é exibida em dispositivos Android como o Pixel 8 Pro porque o Google definiu valores extremamente baixos para os carregadores a serem reconhecidos pelo dispositivo. No Android, se um carregador estiver fornecendo 7,5 W de energia, a mensagem “Carregando rapidamente” é exibida. Se a potência do carregador estiver entre 5 W e 7,5 W, a mensagem exibida é apenas “Carregando”. E, por fim, se o carregador não conseguir fornecer nem 5 W de potência, a mensagem exibida será “Carregando lentamente”.

A potência de 7,5W é considerada muito baixa pelos padrões atuais e tem sido assim há anos. Existe uma razão pela qual o telefone está exibindo a mensagem de “carregamento rápido” e ainda levará 41 minutos para carregar os 19% restantes, e não é apenas porque o Google está tentando preservar a vida útil da bateria. É também porque o carregador está operando em baixa velocidade. As baterias dos dispositivos modernos são grandes e o sistema continua a considerar carregadores lentos como rápidos. O Google deveria ser mais preciso ao fornecer essas informações aos usuários.

Descoberto por Mishaal Rahman, o Android 15 Beta 3 possui uma alteração que pode ajustar o limite de velocidade de carregamento necessário para exibir a mensagem de “carregamento rápido” no telefone. Aparentemente, o Google fez um ajuste que requer que o carregador forneça velocidades de 20 W para exibir a mensagem “Carregando rapidamente”. Essa alteração foi feita em um arquivo de configuração, mas ainda precisa ser implementada em outro para que seja refletida para os usuários. É provável que o Google faça essa atualização quando o Android 15 estiver totalmente estável nas próximas semanas.

Vale ressaltar que o Google permitiu que outros fabricantes de smartphones ajustassem esses limites, mas não temos informações se o fizeram. Para os dispositivos Pixel do Google, esse limite conservador de 7,5 W tem sido mantido por um bom tempo, provavelmente desde o lançamento original.

Então, por que isso representa um problema? É extremamente enganoso para os usuários. O Pixel 8 Pro é capaz de carregar com fio em velocidades de até 30 W, no entanto, exibirá a mesma mensagem se for conectado ao carregador de 7,5 W de outra pessoa, mesmo que os tempos de carregamento sejam drasticamente diferentes. Uma alteração para 20 W permitiria ao menos que o usuário esperasse que o Pixel 8 Pro atingisse cerca de 50% de carga em 30 minutos, proporcionando um planejamento mais preciso e tranquilidade.


Outra questão é que, à medida que um dispositivo como o Pixel 8 Pro atinge porcentagens mais altas de carga e a taxa de carregamento diminui, o Google deveria ajustar as mensagens exibidas na tela. Se a redução na velocidade de carregamento se deve à preservação da bateria, o texto exibido deveria refletir essa mudança na carga. Ficar preso apenas na potência fornecida pelo carregador é limitado. O sistema operacional deveria fornecer informações com base na velocidade de carregamento atual, não apenas na capacidade teórica dos carregadores, ao meu ver.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.