Prefeitura de Aparecida lança recadastramento imobiliário voluntário

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria da Fazenda, inicia nesta segunda-feira (11), o recadastramento imobiliário voluntário para proprietários de imóveis urbanos que realizaram reformas ou ampliações. O objetivo é atualizar as informações cadastrais e possibilitar benefícios no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O recadastramento abrange imóveis que passaram por mudanças na área construída, seja com acréscimo ou reforma que alterou suas características. A medida tem como foco a atualização de dados que, além de garantir a conformidade fiscal, facilita o planejamento territorial do município. O prazo para adesão ao recadastramento vai até o dia 13 de dezembro deste ano.

Como consultar

Os proprietários de imóveis que tiverem realizado acréscimos de área podem verificar a necessidade de atualização cadastral através de um mapa digital, disponível no site da Prefeitura. Para acessar a ferramenta, basta informar o Código de Cadastro de Imóvel (CCI), o CPF ou o nome do proprietário. O sistema irá comparar as informações da base de dados da Prefeitura com as características reais do imóvel. Caso haja divergências, o proprietário pode realizar a atualização diretamente no portal da Prefeitura ou se dirigir a uma das agências do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Quem aderir ao recadastramento imobiliário voluntário poderá obter descontos progressivos sobre o valor do IPTU, referente ao aumento de área ou mudanças nas características do imóvel. O benefício é de 75% no ano de 2025, 50% em 2026 e 25% em 2027. Para o secretário da Fazenda de Aparecida, Einstein Paniago, o recadastramento não apenas garante a valorização imobiliária, mas também fortalece a economia do município, promovendo uma arrecadação justa e impulsionando melhorias na cidade.

Valorização imobiliária

A atualização cadastral é uma obrigação dos proprietários e traz diversos benefícios, como maior facilidade na venda ou locação do imóvel, valorização da propriedade e mais conformidade com as exigências fiscais. Além disso, a medida contribui para o desenvolvimento de um planejamento urbano mais eficaz, ajudando na gestão e no crescimento ordenado de Aparecida de Goiânia.

Com a previsão de que cerca de 70 mil imóveis precisem ser atualizados, a ação representa uma importante oportunidade para os contribuintes regularizarem a situação de seus imóveis, gerando benefícios para o município e para os próprios proprietários.

Acesse o mapa digital e faça o recadastramento pelo site da Prefeitura

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