Projeto valoriza o profissional de saúde durante acolhimento

Começar um novo emprego gera expectativa em um novo colaborador, que espera ser acolhido e ter à disposição todas as informações sobre rotinas de trabalho e segurança no ambiente hospitalar.Com o nome “Colaborador Anjo”, os profissionais recém-contratados no Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, são recebidos pela equipe para, em um primeiro momento, garantir a ambientação necessária para os primeiros dias de trabalho e o desenvolvimento técnico seguro. Dessa forma, por meio de ação integrada do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Setor de Gestão de Pessoas do Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, foi implementado o Projeto “Colaborador Anjo”, que neste mês, realizou o treinamento de 37 colaboradores, designados “Anjos da Guarda”.+ Hospital Regional com vaga de emprego aberta! Saiba mais!A iniciativa busca recepcionar os novos colaboradores de maneira acolhedora e próxima, com foco em viabilizar a criação de laços e interação com quem já trabalha na instituição. Além disso, garantir que os recém-chegados se sintam apoiados por quem já opera no funcionamento dos fluxos e possam, assim, fazer questionamentos e sanar possíveis dúvidas. Todos os 37 colaboradores concluíram o treinamento do Projeto “Colaborador Anjo”, receberam nesta quarta-feira (19), Certificados de Conclusão e os bottons de identificação como “Anjo da Guarda”.Ambiente AcolhedorPara a enfermeira Roberta Carvalho, do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o Projeto “Colaborador Anjo” se configura como um abraço acolhedor, proporcionando um ambiente propício para a adaptação e o crescimento profissional. “Através da troca de conhecimentos e da mentoria experiente, o novo colaborador se sente seguro e apoiado, tornando sua jornada de integração mais suave e enriquecedora”, enfatizou.+ Queda de energia causa transtorno no Hospital RegionalSegundo a auxiliar administrativa, Antonilda Pinheiro, que compõem o NEP, o projeto “Colaborador Anjo” é muito mais do que apenas um treinamento, é um compromisso contínuo com o bem-estar de todos os colaboradores. “Através do projeto, conseguimos construir uma rede de apoio, trabalhando competências indispensáveis para o processo contínuo de um ambiente de trabalho acolhedor e humanizado”, destacou.

Elisabeth Bitencourt, do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital Santa Rosa, é uma das colaboradoras que passou pelo treinamento. Ela diz que foi muito gratificante o aproveitamento no projeto. “A ação desenvolvida pela direção do Hospital Santa Rosa, vem justamente ajudar na integração dos novos colaboradores, pois, muitos profissionais começam a atuar e não conhecem a nossa rotina hospitalar na prática, muitas vezes ficam receosos de pedir informações”, disse ela.+ ‘Arraial da Saúde’ em Marabá promove alimentação saudável“Então o nosso papel de Colaboradora Anjo, ou seja, o “Anjo da Guarda” vem para somar na integração. De fato, nosso treinamento foi bem objetivo, todas as orientações e informações repassadas foram absorvidas de forma rápida por todos nós, num clima harmonioso e em um ambiente agradável”, pontou Elisabeth. Assim, além de tornar o ambiente profissional acolhedor, diminuindo ansiedades, também é estimulada a empatia e o respeito mútuo.

HumanizaçãoA auxiliar administrativa Bianca Freitas, do Setor de Humanização do Hospital Santa Rosa, complementou que, “é importante para um colaborador ser bem recebido, acolhido e apoiado no seu primeiro contato com as rotinas de trabalho, isso é humanizar, contribuir positivamente para o ambiente de trabalho e criar um clima de colaboração e apoio mútuo”.+ Hospital surpreende com 100 mil atendimentos em um anoA ação faz parte dos esforços do Instituto Diretrizes, responsável pelo gerenciamento do Hospital Regional Santa Rosa, que busca, mediante metodologias, contemplar a administração do capital intelectual. Ou seja, o projeto identifica, cria, renova e compartilha o conhecimento no hospital com os novos profissionais.Objetivos do Projeto Colaborador Anjo:Proporcionar ao novo colaborador um acolhimento diferenciado no qual o mesmo se sinta amparado durante o processo de integração. Enfatizar a relevância de um bom clima organizacional e do relacionamento interpessoal junto à equipe e demais colaboradores. Valorizar os colaboradores desta instituição com a figura de “Anjo da Guarda”, uma vez que o colaborador escolhido pelo setor de Gestão de Pessoas participa de treinamento e, na cerimônia de nomeação, recebe o Certificado e o botton de Colaborador Anjo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.