Homem que causou explosão no STF foi preso em 2012, entenda

Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, conhecido como Tiü França, foi o responsável pela explosão que abalou a Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta quarta-feira (13/11). Ele também é ex-candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo Partido Liberal (PL) em 2020. Além disso, foi apurado que Francisco já esteve preso em dezembro de 2012. Francisco foi apreendido em flagrante por contravenção em Rio do Sul, Santa Catarina.

Após pagar fiança, um mês depois, em 2013, o Ministério Público ofereceu denúncia contra ele pelo crime. Durante o período em que aguardava o desfecho judicial, ficou em liberdade até que sua prisão-albergue fosse decretada – medida que permite ao condenado trabalhar durante o dia e retornar ao estabelecimento penal à noite.

Em agosto de 2014, a notificação foi revogada após o processo transitar em julgado, e o Ministério Público declarou a extinção da pena.

Com a ficha limpa, Francisco poderia se candidatar a vereador em 2020, na cidade onde nasceu. Ele declarou ao Tribunal Superior Eleitoral possuir R$ 263 mil em bens, incluindo um apartamento, três carros e uma moto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.