Plano 60 dias: acadêmicos compartilham resultados às empresas

Conhecimento teórico aplicado na prática é o que o Plano 60 dias proporciona aos estudantes da Unesc. O projeto faz parte da disciplina de Consultoria dos cursos de Administração e Comércio Exterior, sendo a ponte para que acadêmicos e empreendedores encontrem soluções viáveis para problemas reais que empresas enfrentam no dia a dia. Soluções estas que possam melhorar a rotina de gestores e colaboradores; e também alavancar os negócios das micro e pequenas empresas participantes.

“Eu achei interessante desde a primeira aula, principalmente o fato de podermos ter contato mais próximo com as empresas, o que julgo muito importante para a experiência acadêmica”, analisa o acadêmico da 8ª fase do curso de Comércio Exterior, Gabriel Flores.

Um dos principais pontos destacados por Flores, é a oportunidade de ter a visão ampla sobre como é ter uma empresa e como criar estratégias para melhorar os negócios. “A nossa análise norteou os empreendedores sobre quais decisões tomar, quais caminhos seguir, quais valores deveriam ser cobrados, enfim, tudo o que envolve o bom funcionamento da empresa. Foi gratificante. Realmente traz um orgulho como profissional por termos conseguido ajudar empreendedores da nossa região a conseguir prosperar”, relata.

Desafios superados

Depois de dois meses de intenso trabalho, pesquisa e planejamento, os acadêmicos apresentaram nessa quarta-feira (13/11) os projetos finais, em que mostraram os desafios diagnosticados, bem como quais caminhos encontraram para saná-los e garantir soluções práticas e eficazes às empresas.

“Aprendemos muito durante o processo e foi preciso nos moldar às mudanças. Isso porque nem sempre o que planejamos é executado por completo, pois envolve diversos outros fatores. Então, ter esse jogo de cintura para ajustar o projeto conforme as mudanças, e ainda assim ter bons resultados, foi desafiador e também interessante”, cita a acadêmica da 8ª fase do curso de Comércio Exterior, Maiara Milanez.

E esta capacidade de se moldar às mudanças foi  elogiada pelo professor e coordenador da iniciativa, Wilciney Villan. “Percebi muita evolução neles. No início os estudantes estavam inseguros, o que é compreensível. Tinham um certo medo do que perguntar, como abordar os empreendedores. Mas a cada aula, a cada encontro, eles ganharam confiança, se sentindo mais seguros. O que refletiu positivamente na entrega deles para as empresas, garantindo soluções que já estão sendo colocadas em prática”, afirma.

Rotina mais prática

Janaina Prudêncio de Freitas é enfermeira e há um ano deixou a carteira assinada para investir no próprio negócio como enfermeira domiciliar. Com o passar do tempo ela foi percebendo que haviam muitos outros detalhes a serem executados quando se abre uma empresa. E foi com a consultoria prestada pelos acadêmicos da Unesc por meio do Plano 60 dias que hoje ela se sente mais preparada como empreendedora. “Eu era leiga nessa parte de negócios, já que sempre estive vinculada à uma empresa e não precisava ter estas preocupações. Estou muito feliz e grata à Unesc e aos alunos por esta jornada. Vocês me ajudaram a ter uma visão ampla e clara. E agora, com a minha planilha financeira muito bem feita por vocês, minha rotina tem sido muito melhor e eficiente”, garante.

No total, 50 acadêmicos estiveram envolvidos no Plano 60 dias neste semestre, sendo esta a primeira turma a apresentar seus projetos. As próximas apresentações ocorrem nesta quinta-feira (14/11), com a turma de Administração; e na próxima sexta-feira (22/11), com a turma de Administração Matutino.

Agecom|UNESC

The post Plano 60 dias: acadêmicos compartilham resultados às empresas appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.