Celso Sabino assume presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi eleito para liderar o Conselho Executivo da ONU Turismo, tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar essa posição desde a criação da agência em 1975. A eleição ocorreu durante a 122ª reunião do conselho, em Cartagena, na Colômbia.

Sabino destacou a importância do momento para o Brasil e regiões como América do Sul, África e Caribe. Ele defendeu o turismo sustentável como uma ferramenta para promover o desenvolvimento econômico e social global. “É preciso criar oportunidades através do ecoturismo, do turismo de aventura e de outras formas que valorizem as comunidades locais”, afirmou.

Leia também: G20: esquema de segurança terá cerca de 26 mil agentes

Durante seu mandato, que terá duração de um ano, Sabino liderará a agência em pautas estratégicas como sustentabilidade, qualificação profissional e atração de investimentos. Além disso, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas, reforçando a integração regional e a promoção de práticas sustentáveis.

Em 2025, o Brasil estará em destaque no cenário internacional com a presidência do Brics e a realização da COP30, consolidando o turismo como um eixo de desenvolvimento estratégico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.