Alunos trocam socos em briga com arma de choque durante em escola

Câmeras de segurança de uma escola estadual em Pires do Rio capturaram uma briga intensa ocorrida dentro de uma sala de aula, na quinta-feira, 14 de novembro. O tumulto, envolvendo alunos do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, situado na região sudeste de Goiás, resultou em cinco estudantes sendo levados ao Hospital Municipal da cidade.

Segundo informações da Polícia Militar, o conflito começou quando um aluno jogou um caderno em outro, o que provocou uma série de socos, culminando quando um dos jovens utilizou uma arma de choque. A única pessoa a conseguir intervir e pôr fim às agressões foi a coordenadora da escola.

A polícia foi chamada e conseguiu identificar todos os envolvidos. Os policiais encontraram a arma de choque escondida em um buraco próximo ao muro da instituição. Segundo a PM, um dos alunos retirou de sua cintura uma arma de choque e a utilizou contra um colega e, depois, aplicou um mata-leão nele. Os cinco alunos que foram agredidos foram levados ao Hospital Municipal de Pires do Rio para receber atendimento e para a elaboração de um relatório médico. Posteriormente, os menores foram encaminhados à delegacia.

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) informou que a unidade tem detector de metal e que o seu uso é recomendado diariamente. A gestão da escola está analisando se o aparelho foi usado da forma correta. Para isso, uma equipe da Superintendência de Segurança vai até a unidade na segunda-feira (18).

NOTA DA SEDUC

Em atenção à solicitação de informações sobre uma briga envolvendo alunos do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) esclarece:

– Os estudantes se desentenderam, dentro da sala de aula, por motivos pessoais. Assim que tomou conhecimento da situação, a direção da escola interveio e colocou fim ao desentendimento;

– Seguindo o Protocolo de Segurança Escolar, adotado desde 2019 na rede pública estadual de ensino, a equipe gestora acionou os pais e/ou responsáveis pelos estudantes envolvidos na briga, além do Conselho Tutelar e as autoridades policiais;

– Os menores foram encaminhados para dar depoimento na delegacia da cidade, acompanhados por seus responsáveis e familiares. Aqueles que necessitaram de atendimento médico, foram encaminhados ao hospital e ouvidos posteriormente pela polícia;

– Informamos ainda que a unidade escolar é equipada com detector de metal e que a Secretaria de Estado da Educação orienta a utilização diária em todos as pessoas que entram na unidade escolar. A gestão escolar está analisando se ocorreu o uso correto de detector de metais e uma equipe da Superintendência de segurança escolar vai na segunda-feira a unidade apurar o caso.

– Sobre algum tipo de ação em relação aos estudantes a equipe da gestão escolar, junto com a Coordenação Regional se reunirão com os alunos e seus familiares para analisar caso a caso. A princípio todos os envolvidos estão suspensos de suas atividades até o término das reuniões individuais.

– A Seduc/GO reitera que está colaborando e dando total apoio à investigação. Além disso, uma equipe do projeto Ouvir e Acolher, composta por assistente social e psicólogo, está acompanhando o caso e fará uma escuta ativa com os estudantes envolvidos na briga;

Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.