Programa Saúde do Homem Rural é realizado com sucesso em Tunápolis

Cento e sessenta homens participaram do evento do Programa Saúde do Homem Rural, realizado no município de Tunápolis, no extremo-oeste catarinense. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, com as Secretarias de Saúde e da Agricultura do município e com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).  

O programa visa sensibilizar, informar e promover a conscientização sobre a saúde do homem em todas as fases da vida, abordando temas cruciais, desde a prevenção até o cuidado integral. A programação oportunizou transmitir informações valiosas, promover a troca de experiências e fortalecer a rede de apoio para que os produtores e trabalhadores rurais busquem cuidar do corpo e também da mente.  

As atividades contemplaram palestras com o médico urologista Dr. Domingos Savio Bertoldi sobre câncer de pênis; com o médico urologista Dr. Alexandre Costa Lima sobre câncer de próstata e sobre hipertensão com a Dra. Natália da Silva, além de oficinas sobre vários temas e serviços de saúde como aferição sinais vitais, glicemia, atendimento com dentista, entre outros.   

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito em exercício Loivo Francisco Zoz, da supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra, da representante do Sindicato Rural de Itapiranga Máira Elisa Schmitt, da secretária municipal de saúde e bem-estar social Roseli Bonavigo, entre outras lideranças.  

De acordo com Grasiane, muitos participantes relataram a satisfação com o programa. “Os relatos demonstraram que a iniciativa cumpre muito bem seu papel de conscientizar sobre a necessidade da adoção de hábitos saudáveis e a importância do diagnóstico precoce”.  

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o programa tem transformado a vida de trabalhadores e produtores rurais do estado. “Trata-se de uma ação que confirma o nosso compromisso com o cuidado à saúde no meio rural. Levar esses atendimentos ao campo é fundamental, pois a população rural masculina, muitas vezes, deixa para depois a busca por assistência médica em função da rotina intensa de trabalho ou pela falta de acesso aos serviços de saúde em locais próximos. O programa incentiva o cuidado à saúde e é uma satisfação saber que tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida no campo”, pontuou Pedrozo.  

Fonte: MB Comunicação 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.