Smartphones Pixel: prevenção inteligente de superaquecimento com adaptação térmica.

Parece que o Google está se preparando para lançar uma nova mensagem de aviso quando os telefones Pixel superaquecerem. Atualmente, os Pixels exibem apenas uma mensagem simples que diz “O telefone está esquentando”. No entanto, nas próximas atualizações, os Pixels apresentarão avisos de superaquecimento mais detalhados.

O pessoal do 9to5google descobriu referências a mensagens descritivas de aviso de superaquecimento para Pixels na versão 1.27.0.638152889 do aplicativo Device Health Services. Primeiramente, há uma referência à string “pre_emergency_notification”, intitulada “O telefone precisa esfriar”. Explica-se ainda que “Você pode experimentar um desempenho mais lento. Tente evitar a luz solar direta ou feche todos os aplicativos que consomem muita bateria”. Basicamente, todas as dicas para resfriar seu dispositivo estarão disponíveis na tela, eliminando a necessidade de visitar a página de suporte do Google para obter respostas.

Durante o modo “pré-emergência”, você terá acesso limitado ao seu Pixel. Além disso, durante esse estado, seu Pixel começará a esfriar automaticamente, limitando o desempenho e desativando o 5G, entre outras medidas.

A notificação de superaquecimento existente nos telefones Pixel explica como “alguns recursos são limitados enquanto o telefone esfria”. Ao tocar em mais informações, você receberá uma mensagem mais detalhada que diz “Seu telefone tentará resfriar automaticamente. Você ainda pode usar o seu telefone, mas ele pode ficar mais lento. Depois que o telefone esfriar, ele voltará ao funcionamento normal”.

Além disso, em breve os telefones Pixel também implementarão o recurso “Adaptive Thermal” para evitar superaquecimento. Em um relatório separado, a Autoridade Android descobriu algumas strings referentes a esse recurso no código do Device Health Services. Este recurso será acionado automaticamente quando a temperatura da bateria atingir níveis prejudiciais. De acordo com o relatório, o alerta de “pré-emergência” mencionado anteriormente será acionado quando a temperatura atingir 49 graus Celsius (~120 graus Fahrenheit), fornecendo dicas para resfriar o dispositivo.

O recurso Adaptive Thermal continuará monitorando os níveis de temperatura da bateria a cada cinco minutos. Se o telefone ainda não atingir os níveis normais, mas subir para 52 graus Celsius (~126 graus Fahrenheit), o estado de “emergência” será acionado. Não há informações sobre as ações específicas que ocorrerão no seu Pixel neste modo.


Além disso, se a temperatura da bateria atingir perigosos 55 graus Celsius (~131 graus Fahrenheit), o telefone será desligado para esfriar. Nesse estado, o recurso Adaptive Thermal desligará o dispositivo 30 segundos após atingir os níveis críticos de temperatura.

É importante ressaltar que o Google ainda não lançou esta atualização para o aplicativo Device Health Services globalmente. A implementação está sendo feita de forma gradual, portanto, pode levar um tempo até que ela chegue ao seu dispositivo. Atualize seu aplicativo regularmente para usufruir dessas novas funcionalidades e garantir o bom funcionamento do seu Pixel.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.