Câmara aprova programa para inserção de idosos no mercado

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, um projeto de lei para criação do Programa Idade Ativa. De autoria do vereador Sandes Júnior (MDB), a proposta prevê uma série de incentivos para inserção e permanência de idosos no mercado de trabalho.

As medidas incluem o estímulo ao empreendedorismo entre pessoas com mais de 60 anos e a criação de campanhas de conscientização para empresas sobre vantagens da contratação desse público. O projeto também autoriza parcerias da Prefeitura com instituições de ensino para oferta de cursos de capacitação ao público idoso. O Município poderá ainda conceder benefícios fiscais às empresas que contratarem pessoas com mais de 60 anos.

O autor da matéria ressalta que, no mundo todo, a população está envelhecendo rapidamente e, em muitos casos, com baixa qualificação profissional – situação que, segundo Sandes Júnior, necessita de atenção do poder público e da sociedade.

Leia mais: A ascensão de Romário Policarpo na política de Goiânia

“O Programa Idade Ativa busca reconhecer e valorizar a contribuição que pessoas idosas podem continuar oferecendo à sociedade, não apenas no aspecto econômico, mas também social e cultural”, explica o vereador. “Além de combater o preconceito etário, o programa pretende ser vetor de inclusão, garantindo que o envelhecimento seja vivido de forma ativa e produtiva”, conclui. O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.