Bancos de sangue tem queda de 40% nas doações

Com a chegada das festividades de fim de ano, o estoque da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) segue seguro, mas requer atenção especial para tipos sanguíneos negativos, como o O (-). Este tipo de sangue, essencial em emergências, e as doações de plaquetas, que possuem validade de apenas cinco dias, tornam-se cruciais em períodos de maior demanda.

Tradicionalmente, o mês de dezembro registra uma elevação significativa na distribuição de hemocomponentes. Em 2023, por exemplo, houve um aumento de 22% . Este cenário evidencia a necessidade de intensificar campanhas e parcerias para garantir a manutenção do estoque, especialmente durante as festas de fim de ano e as férias, quando as doações tendem a diminuir.

A Rede Hemo tem como um de seus pilares estratégicos as parcerias com empresas e a sociedade civil para a coleta de sangue. Um exemplo é a 11ª edição do “Doe Sangue ao Som do Rock”, realizada em 23 de novembro no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG. A ação, organizada pelo Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contou com a participação de doadores voluntários, grupos de moto clubes e da comunidade em geral.

Além de ser uma maneira de agradecer e incentivar os doadores, a ação foi uma forma de comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, realizado em 25 de novembro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da doação. A estratégia de realizar grandes campanhas no mês anterior às festividades visa preparar unidades de coleta para a alta demanda do período natalino, quando a necessidade de sangue tende a aumentar

Para garantir que os estoques da Rede Hemo se mantenham em níveis seguros durante as festas de fim de ano, a população é convidada a participar de mais ações de doação de sangue e plaquetas. A solidariedade de cada doador tem o poder de salvar vidas, tornando este Natal mais seguro para aqueles que dependem deste gesto de amor ao próximo. É um momento para refletir sobre a importância de fazer e ajudar quem precisa, proporcionando a oportunidade de celebrar a vida com mais esperança e menos sofrimento

Adicionar aos favoritos o Link permanente.