Aparecida de Goiânia investe em câmeras de monitoramento

O projeto Cidade Inteligente, iniciado em 2019 em Aparecida de Goiânia, consiste no monitoramento da cidade para atender demandas da população como segurança. Desde o seu início já foram investidos R$ 50 milhões em 3,2 mil câmeras em unidades. O programa também conta com mais de 650 câmeras espalhadas pela cidade no projeto olho de águia, que será ampliado com uma nova tecnologia de totens.

Ao todo foram instalados 101 totens, que é disponível de seis câmeras no total  dentro  totem, com uma câmera Speed Dome de 360 graus, mais outras quatro câmeras ao redor que fazem 360 graus naquele naquele no perímetro. Ele possui um botão de emergência onde ele aciona a central de monitoramento.

Os totens vão ser instalados em pontos estratégicos da cidade como praças, localidades próximas às UBS, terminais de ônibus e avenidas de grande movimento. Cada câmera nesse projeto dos totens possui um alcance de 1 km e meio de zoom.

As câmeras servem para identificar atos criminais na cidade, mas também para encontrar infratores de trânsito e auxiliando na aplicação de multas. Na maioria das vezes, esses equipamentos são colocados principalmente próximos às vias de grande acesso. Os dispositivos também identificam acidentes e acionam o atendimento emergencial mais rápido. 

O Secretário de Segurança de Aparecida, Marreiro, explicou que cada totem equivale a mais de 100 agentes de segurança pública. “Esses totem possuem uma visibilidade que é como se você tivesse mais de 100 policiais, mas de agentes da Segurança Pública prontos e observando 24 horas, o que está acontecendo naquele raio de mais ou menos 2 km”, destaca.

“Então esse atendimento da pronta reação, gera uma segurança e todo esse mapeamento da nossa cidade”, complementou. As câmeras de videomonitoramento são controladas e acompanhadas por meio do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). 

O monitoramento é feito com toda a integração das forças de segurança, que incluem  a Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar, o Samu,  Secretaria Executiva de Mobilidade (SMTA)  todas as forças da Polícia Civil e Penal estão unidas em uma integração para uma resposta mais rápida para o atendimento das demandas dos cidadãos.

Marreiro explicou que até o momento acredita-se que houve uma redução de aproximadamente 60% da criminalidade em decorrência do monitoramento da cidade e que com a instalação dos totens estima-se que esse índice reduza ainda mais.

Atualmente, dos 101 totens já foram instalados aproximadamente 60. A previsão é de que até o início de julho metade dos totens já estejam funcionando. O prazo para a instalação e funcionamento total está previsto para o início de agosto.

Identificação de criminosos 

A prefeitura de Aparecida de Goiânia evidenciou por meio do site casos em que o sistema de vigilância de videomonitoramento já ajudou as forças de segurança com a identificação de infratores, recuperação de itens furtados e também auxiliou prisões em flagrante. 

Um dos casos ocorreu no  final de 2021, quando a Guarda Civil Municipal recuperou um veículo que havia sido furtado. Foi através do sistema de monitoramento que os agentes encontraram o veículo que estava localizado na Avenida Bela Vista, no Parque Flamboyant. Uma equipe de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) foi acionada e conseguiu prender o condutor e recuperar o carro.

Em outra ocasião a GCM conseguiu evitar que objetos da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, fossem furtados. O flagrante de duas mulheres que tentaram invadir a unidade foi feito durante a madrugada levando a prisão das mesmas.
As câmeras também ajudaram na identificação e captura de dois dos cinco envolvidos no roubo que aconteceu na Caixa Econômica que se localiza na Avenida Independência, Setor Village Garavelo. Os suspeitos foram encontrados graças a identificação dos veículos utilizados no crime.

O post Aparecida de Goiânia investe em câmeras de monitoramento apareceu primeiro em OHoje.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.