Leandro Vilela deve assumir mandato sem oposição na Câmara de Aparecida

Prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB) deve assumir o mandato sem resistência no Legislativo. Ao menos nesse primeiro momento, não deve haver oposição ao gestor na Câmara Municipal.

Presidente da Câmara, o vereador André Fortaleza foi reeleito pelo Partido Liberal (PL), mesma legenda que teve como candidato à prefeitura o deputado federal Professor Alcides. Ao O HOJE, ele diz que já houve uma conversa de Leandro com os eleitos. 

“No começo ele não deve ter resistência. Esse é um entendimento dos vereadores com quem eu conversei”, declarou Fortaleza. “Temos que ter bom senso, coerência. Vou estar trabalhando e fiscalizando, mas serei parceiro do Executivo no que for bom para a cidade.”

Vale lembrar que, nos últimos anos, André fez oposição ao prefeito Vilmar Mariano (União Brasil), que deixa o cargo em alguns dias. O clima entre eles, inclusive, emperrou algumas votações em determinados momentos. Fortaleza, inclusive, chegou a se colocar como pré-candidato à prefeitura, mas fechou com Professor Alcides. 

Dos 25 vereadores eleitos, quatro são do PL. Eleito para o primeiro mandato pelo partido, Dieyme Vasconcelos corrobora a fala de Fortaleza. Ele reforça a posição de independência – não de oposição – e diz que votará a favor das boas matérias. “O que for contra a base que me elegeu, serei contra. Mas nesse momento, o prefeito busca recursos e precisa de harmonia para mostrar suas habilidades.”

Leia mais: Leandro Vilela avança em negociações para recursos em Brasília

O HOJE também tentou contato com Gleison Flávio (PL), quarto mais votado na cidade, mas não teve sucesso. Contudo, conforme apurado pelo Goiás365, tanto o Partido Liberal quanto outras legendas que estavam na base do Professor Alcides, durante o pleito, vão começar alinhadas com Vilela, por meio de seus vereadores. 

Diplomação

Leandro Vilela e os 25 vereadores e suplentes foram diplomados no último dia 17 de dezembro, às 10h, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. A solenidade contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), do vice-governador Daniel Vilela (MDB), do deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) e dos deputados estaduais Cairo Salim (PSD) e Veter Martins (União Brasil), além de outras autoridades.

Durante o evento, Leandro parabenizou os vereadores eleitos e os suplentes e destacou que a relação entre o Executivo e o Legislativo será pautada pelo respeito e compromisso com os interesses da população. “Com a Câmara Municipal teremos uma relação respeitosa, republicana e produtiva, entregando aquilo que os aparecidenses esperam.”

Ele ainda enfatizou que governará para os 600 mil habitantes de Aparecida de Goiânia. “Vamos realizar em quatro anos a maior entrega que Aparecida já viu. Aparecida está encardida. Os buracos, o mato e a falta de limpeza tomam conta dos nossos bairros. Vamos, nos primeiros dias, fazer uma grande força-tarefa para Aparecida voltar a brilhar”, prometeu.

Vilela venceu a disputa em Aparecida no segundo turno. Na primeira etapa, ele conseguiu 48,02% dos votos válidos contra 43,04% de Professor Alcides e 8,94% de Willian Panda (PSB). Na fase final, Leandro por 63,6% a 36,4%. 

Ele foi o quinto candidato mais votado no Brasil no segundo turno. No cenário nacional, a liderança entre os eleitos proporcionalmente com mais votos ficou com Hingo Hammes (PP), de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que alcançou 74,7%. Em seguida, aparecem Ramos, de Paulista (PE), com 73,3%; Engenheiro Daniel, de Taboão da Serra (66,2%); e Cícero Lucena, de João Pessoa (63,9%). Depois, Leandro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.