Peixe como ingrediente principal no hambúrguer

Peixe como ingrediente base para o hambúrguer. Essa combinação pode parecer estranha para alguns, mas é algo que chamou a atenção do público na 4ª edição do Festival Burger Time. Na disputa do título de melhor hambúrguer da capital, duas hamburguerias em Goiânia resolveram inovar no sanduíche e criaram receitas utilizando a tilápia e o salmão como opções diferenciadas para o lanche.

Uma das organizadoras do Festival, a chef Patricia Garcia destaca que um dos pontos positivos do evento é que ele proporciona aos estabelecimentos a oportunidade de inovar na criação dos sandubas, ao trazer itens que estão no ‘topo da tendência’ e oferecer ao público algo diferente para que todos possam experimentar. Patricia, que é empreendedora do ramo de gastronomia há vários anos, enfatiza que os restaurantes que inovaram com os peixes, conseguiram trazer versatilidade aos pratos, com um toque de sofisticação e sabor. 

O sanduba Pop Burguer Tilápia, trata-se de um hambúrguer de tilápia empanado com farinha de pipoca, mini folhas, tomate cereja e cebola roxa no pão brioche. Além de trazer o peixe como item principal, os proprietários do Pop Coffee também deram um toque especial na receita inserindo a farinha de pipoca para empanar a tilápia. Um prato considerado saudável, já que a farinha de pipoca é rica em fibras, fósforo, zinco e magnésio, enquanto a tilápia é fonte de nutrientes e apresenta baixo valor calórico. O Pop Burguer Tilápia está sendo vendido por R$ 40.

Já o de Salmão Burger traz como ingredientes pão francês, hambúrguer de salmão defumado com cream cheese, empanado e frito, guacamole, maionese dijon, rúcula com redução de balsâmico e flor de sal. Toda essa combinação está disponível pelo preço de R$ 49,90. O salmão – tão conhecido nos pratos de comida japonesa – é a inovação do sanduba. O peixe é rico em ômega 3, proteínas, selênio, magnésio, entre outros. 

“No caso do Salmão Burger, há uma pegada mais leve, com toque mediterrâneo que o guacamole traz, a rúcula, tem também a redução de balsâmico com acidez para levar o untuoso do peixe, já que o salmão traz essa gordura. É um sanduíche extremamente equilibrado e moderno. Já o hambúrguer de tilápia, empanado na farinha de pipoca, reflete bem o perfil da casa, pois o ingrediente principal do Pop Coffee é a pipoca. Eles usam em todas as preparações. Então fizeram uma farinha de pipoca e neutralizaram com tomate e cereja, além da saladinha de mini folhas. É um sanduíche bem suave que fica com a identidade do estabelecimento que ele representa”, avalia. 

Tendências alimentares e econômica

Segundo a chef, o sanduíche de peixe é uma tendência no ramo culinário, que teve origem nas redes de fast food. “O lanche retomou como um grande clássico e acabou virando uma trend”. Ela acrescenta que os sanduíches que utilizam o peixe como base de seus hambúrgueres apresentam características positivas que chamam a atenção do público, como serem mais leves, interessantes e diferentes de outros blends. “Sem contar a parte da nutrição. O peixe é saudável, rico em ácidos graxos. Vai ainda para a turma que não come carne, que é importante a gente destacar. Existem os que não são adeptos da carne vermelha. Então, com os lanches à base de peixe, conseguimos alcançar mais pessoas. Tanto salmão, quanto tilápia são suaves, bem adaptáveis e conseguem se juntar a várias receitas”, reforça. 

4º Festival Burger Time

Além dos dois estabelecimentos que criaram receitas utilizando peixes nos sandubas, outros 54 também prepararam sanduíches, no caso de pit dogs, e hambúrgueres, nas hamburguerias, para participarem da 4ª edição do Festival do Burger Time, que termina no dia 30 de junho. 

Ao todo, são 56 restaurantes de Goiânia e Aparecida de Goiânia participando, sendo 43 hamburguerias – que disputam o título de melhor hambúrguer – e 13 pit dogs – que concorrem para eleger o melhor sanduíche. O público pode visitar as casas participantes, experimentar as receitas inéditas de sanduíches criadas para o evento e votar nos melhores. 

A lista dos pit dogs e das hamburguerias participantes da 4ª edição está disponível no site. A expectativa dos organizadores é comercializar mais de 40 mil hambúrgueres e sanduíches, impactando, assim, toda uma cadeia produtiva e movimentando a economia local e do estado de Goiás. Considerado o maior festival de ‘sandubas’ do Brasil, o Burger Time ajuda a fomentar e apoiar os estabelecimentos participantes, por meio da promoção, capacitação e valorização desses locais.

Para escolher os melhores, público e jurados (estes previamente selecionados pela organização do Festival) podem visitar os estabelecimentos, experimentar os lanches criados exclusivamente para o evento e votar, de acordo com as duas categorias (pit dog e hamburgueria), por meio de QR Code disponível no display de mesa nos estabelecimentos. 

Após o período de realização do Festival, os votos são computados, tudo de acordo com empresa de auditoria, e na solenidade de premiação são anunciados os vencedores da edição. Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor sanduíche (pit dog) de Goiás. O anúncio dos vencedores deverá ocorrer em evento previsto para o mês de julho. 

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