Bancada goiana firma acordo por apoio à candidatura de Motta

Favorito na sucessão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) já se reuniu com a bancada de parlamentares de Goiás em busca dos votos necessários para se eleger. Na ocasião, ele fez alguns compromissos com deputados por Goiás. 

Quem confirma é o deputado federal pelo Estado em segundo mandato, José Nelto (PP). Segundo o congressista, Motta disse que atenderia as demandas colocadas pelos goianos, entre elas questões que evitem acirrar as polarizações no País. 

“Um compromisso que pedimos para ele foi o de não colocar pautas ideológicas em votação. Não entrar na divisão do País”, diz o parlamentar, que também é um dos vice-líderes do governo Lula (PT) na Casa Baixa do Congresso. “Ele não vai radicalizar o processo político.”

Nelto ainda afirmou que a bancada pediu que Motta focasse na economia, na segurança pública e na saúde. “Precisamos destravar o Brasil para os empreendedores. Precisamos empreender”, disse ao O HOJE. 

Ainda segundo o parlamentar, Motta deverá defender o que for de direito do Estado de Goiás dentro do pacto federativo. 

Dentro do pacto federativa, o que for direito do estado, queremos o compromisso dele em defender o estado de Goiás. “Na saúde, ele entende a importância da aplicação dos recursos do governo federal, no fortalecimento do SUS”, emenda. “É o que quer a sociedade.”

Leia mais: Bancada Evangélica promove churrasco em homenagem a Lira e Motta

O goiano ainda disse que foi colocado pela bancada para Motta a importância da de investimentos em infraestrutura, por meio de liberação de empréstimos pelo BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF). “O agronegócio cresceu tanto, que os municípios não conseguem atender o escoamento das safras.” 

Nesse sentido, Motta deverá ter um bom diálogo junto ao governo federal. Questionado se o candidato concordou em se comprometer com as reivindicações, José Nelto diz que sim. “Não posso dizer que ele terá todos os votos, mas acredito que 90%”, estima.

Candidato

O Republicanos lançou, no fim de outubro, o nome do deputado federal Hugo Motta para a presidência da Câmara. O candidato conseguiu quase a unanimidade de partidos para apoiá-lo e não deve ter resistência para se tornar o próximo presidente da Casa Baixa do Congresso. A eleição ocorre no começo de fevereiro.

É preciso destacar, Motta é visto como moderado e aglutinador na Câmara. Presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) já disse que, diferente de Lira, que seria mais combativo, Hugo é mais aberto ao diálogo, o que pode beneficiar legendas menores, como o PSOL e o Novo.

Com o intuito de ampliar apoios, ele já se reuniu com diversos governadores, inclusive com Ronaldo Caiado (União Brasil), no fim de outubro, no Palácio das Esmeraldas. Acompanhado do deputado Isnaldo Bulhões (AL), líder do MDB na Câmara, Hugo Motta agradeceu a recepção e elogiou a trajetória do governador Ronaldo Caiado: “Fiz questão de vir pessoalmente. Temos admiração pela trajetória do governador, que tem uma das maiores aprovações do país e dá aula de gestão pública.”

Caiado agradeceu a visita e destacou as discussões da Executiva Nacional do União Brasil, da qual participava, sobre a eleição no parlamento, à época. “O sentimento hoje é de construir um amplo acordo para a condução da presidência da Casa, e o União Brasil saberá se posicionar por aquilo que é melhor para a Câmara dos Deputados”, afirmou o goiano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.