Goiânia começa 2025 com novo plano de mobilidade e fluidez do trânsito

No início da manhã da última quinta-feira, 2 de janeiro, o lançamento do projeto para desobstrução das vias arteriais de Goiânia, marcou o início da gestão do prefeito Sandro Mabel, o projeto integra a política de Nova Mobilidade, que visa reorganizar o fluxo viário, reduzir congestionamentos e promover um transporte mais eficiente. A iniciativa tem a previsão de que 250 quilômetros de vias urbanas passem por adequação para dar agilidade ao tráfego, 100 quilômetros delas com expectativa para acontecer nos primeiros cem dias de governo. 

Entre as medidas, estão a implementação de uma terceira faixa, ajustes na geometria viária, reprogramação dos tempos semafóricos, remoção de semáforos e estacionamentos, sinalização para conversões livres à direita, modernização da sinalização horizontal e vertical e a priorização da circulação de ônibus. A primeira a receber a ação foi a Avenida Jamel Cecílio, situada no Jardim Goiás, com a retirada do semáforo do cruzamento com a PL4. 

“Nós vamos destravar o máximo possível. Tudo que é possível para ser feito, como esse sinaleiro que nós estamos aqui retirando agora, aqui na Jamel Cecílio e fechando essa passagem, que não tem razão de existir uma passagem dessa, o número de carros é muito pequeno, vai fazer com que o trânsito possa se destravar em vários pontos”, destaca Mabel.

Titular da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, novo nome da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMM), Tarcísio de Abreu explica que ao todo, dez corredores foram definidos para receber o projeto nesse período. Conforme ele, a escolha foi feita diante da “hierarquia das vias” com maior fluxo.

“Escolhemos os corredores com maior fluxo com base na hierarquia viária. Estudos indicam que a velocidade média no corredor Jamel Cecílio é de apenas 15,2 km/h nos horários de pico, o que exige ações imediatas”, afirma.

Conforme o secretário, há a previsão ainda de implementar a medida nas avenidas Mutirão/Castelo Branco, que liga a região sul da capital à saída para as Gos 060 e 070; Avenida 24 de Outubro, no Setor Campinas; e Avenida Mangalô, no Setor Morada do Sol, na região noroeste da capital.

Durante a implementação do projeto, serão realizadas “simulações de trânsito” para avaliar cada intervenção feita na mobilidade urbana. “É um estudo bem elaborado, com projetos, com técnicos. Serão várias intervenções, dependendo da necessidade da via. É um trabalho contínuo”, explica. 

No projeto, os ônibus serão a prioridade na circulação, será implementado um sistema de semáforos eletrônicos e, dentro deste primeiro ano, terá tudo instalado, onde quem comanda (a sinalização) é a chegada do ônibus. A ideia é que o transporte coletivo BRT, tenha a funcionalidade de um metrô, sem parada nos cruzamentos, diminuindo o tempo de viagem e aumentando a disponibilidade de veículos no horário de pico.

No ônibus, hoje, gasta-se uma hora e meia para fazer um deslocamento dentro da cidade. A gente precisa agilizar isso, precisa dar velocidade e fluidez, para que o nosso passageiro do ônibus tenha prioridade. Que a nossa cidade rode como a gente está esperando, com fluidez, com segurança, com tranquilidade”, confirma Tarcísio.

Dentre os outros planos para a mobilidade, o chefe do Executivo relembra a promessa feita ainda durante a campanha, para que as motocicletas transitem pelos corredores de ônibus. Conforme Mabel, a medida começa a valer já na próxima segunda-feira (6), a partir das 8h da manhã, “em vários pontos da capital”. Ainda para os próximos meses, a promessa é de que sejam implantados outros pontos de direita livre. “Temos vários sinaleiros que pode se virar à direita e o carro fica parado esperando para virar. Não vai ficar mais, vamos liberar todas (as conversões à direita)”, garante.

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