Manoel Carlos enfrenta isolamento e disputa familiar aos 91 anos

O autor Manoel Carlos, de 91 anos, vive um momento delicado em meio à evolução da Doença de Parkinson e a alegações de isolamento familiar. Segundo relatos de parentes e amigos próximos, ele estaria incomunicável desde março de 2024, sob os cuidados exclusivos de sua filha, a atriz Júlia Almeida. A situação tem gerado preocupações sobre o estado de saúde e o bem-estar do criador de novelas como Por Amor e Laços de Família.

Autor é acusado de estar isolado pela filha; saúde demanda cuidados especiais

De acordo com informações da colunista Fabíola Reipert, da Record, Júlia teria restringido o acesso ao pai, impedindo visitas de outros parentes e demitindo funcionários que cuidavam dele há anos. Um áudio divulgado por um familiar reforça as alegações. “Ninguém mais vê ele, ninguém mais sabe dele. Ela demitiu todos os funcionários dele, de anos. O que ela tá fazendo é um absurdo”, afirmou o parente, que pediu para não ser identificado.

O mesmo familiar demonstrou indignação com a situação. “Eu acho que ele não merece passar os últimos momentos da vida dele desse jeito. Isso aí é desumano”, desabafou. Atualmente, Manoel Carlos vive com a esposa, Elisabety, e recebe os cuidados de Júlia Almeida. Dos cinco filhos do autor, três já faleceram e um reside no exterior.

Em resposta à Record, a assessoria de Júlia informou que o autor foi internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, no fim de dezembro, para um procedimento médico relacionado à evolução da Doença de Parkinson. “Foi confirmada a evolução da Doença de Parkinson, que tem impactado sua mobilidade e cognição de forma mais acentuada nos últimos meses”, diz a nota.

O comunicado destacou que Manoel Carlos está em casa, amparado por sua esposa, filha e uma equipe médica especializada. A família pediu “compreensão e respeito pela privacidade” durante este período.

Júlia Almeida também usou suas redes sociais nesta sexta-feira (3) para esclarecer a situação. “Vim aqui para apaziguar os fãs, as pessoas e os curiosos de plantão e para falar que o Manoel Carlos está bem dentro do possível, dentro de onde se encaixa. Não só bem, ele está como ele pediu”, afirmou.

A atriz explicou ainda que o pai solicitou o recolhimento e que sempre teve uma postura reservada. “Não é uma pessoa de grandes saídas, de falar, de [fazer] fofoca, sempre foi uma pessoa discreta e assim que eu vou manter, também vou cuidar da privacidade e do bem-estar, é a minha prioridade”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.