Mabel assume prefeitura com urgências infraestruturais em Goiânia

 A gestão de Sandro Mabel assume um cenário desafiador em Goiânia, marcado por obras inacabadas e demandas estruturais herdadas do governo de Rogério Cruz. Projetos em diferentes estágios — em execução, paralisados ou em licitação — exigem estratégias claras para atender à população e elevar a qualidade de vida na cidade.

O trabalho de ampliação da drenagem e pavimentação em diversos bairros da capital que foi iniciado por Rogério Cruz poderá tomar outros rumos na nova gestão. Algumas obras, como a Avenida C no Setor Recreio Panorama e a região do Bosque dos Buritis, encontram-se paralisadas e aguardam novas licitações.

Por outro lado, a drenagem e pavimentação no Bairro Feliz, está em andamento e será deixada para a próxima gestão em 87,70% concluída. Todavia, é válido ressaltar que o trabalho nesta região iniciou-se em maio de 2024 e teria recebido previsão para conclusão para outubro do mesmo ano, porém não foi entregue.

Durante a primeira reunião de transição, o prefeito eleito, Sandro Mabel reforçou o compromisso de dar continuidade aos trabalhos. “O Rogério deixa uma contribuição importante. Está deixando alguns legados, como é o caso, por exemplo, da drenagem e da habitação. Tem uma série de coisas que foram feitas pelos senhores e que eu tenho certeza absoluta que nós daremos sequência”, afirmou.

Quanto à iluminação pública, avanços foram registrados na modernização da iluminação pública, com a substituição de 56 mil lâmpadas de vapor de sódio por LED, proporcionando maior eficiência e economia. Ademais, novos pontos luminosos com a tecnologia LED foram instalados em praças, avenidas e trechos da BR-153.

Porém, a manutenção de 15 mil lâmpadas e a ampliação para locais mais afastados ainda demandam atenção. Sandro Mabel precisará assegurar que a iluminação pública alcance todas as regiões, incluindo as mais carentes, para aumentar a segurança e o bem-estar dos cidadãos. O arquiteto e urbanista, Renato de Melo aponta a importância da nova gestão atentar-se em unir urbanização com iluminação pública a fim de aprimorar os resultados. “A prefeitura tem que fazer uma compatibilização para que não haja sombra e que ilumine de maneira eficiente as calçadas.”

Dessa forma, Mabel destacou a urgência em substituir as lâmpadas da cidade. “Goiânia está escura e precisa ser iluminada o quanto antes”, afirmou, ressaltando que busca acelerar os contratos para iniciar as trocas.

Asfalto e Infraestrutura 

A pavimentação também é um tema central, com obras como as das Chácaras São Joaquim em andamento (64,90%) e do Residencial Solar Ville paralisadas (93,36%). Além disso, outros bairros como Sítios de Recreio Bandeirantes e Parque Maracanã aguardam licitação. Ainda sim, o Programa 500 km de reconstrução asfáltica já atingiu 79,81% de execução, enquanto o Programa 630 km está em 79,40%, ambos com previsão de entrega para fevereiro de 2025. 

Todavia, a nova gestão poderá enfrentar desafios para dar continuidade e iniciar as obras devido ao período chuvoso. “Com as chuvas é difícil manter a base compactada que irá receber o asfalto, não será fácil entregar, (…) eu não acredito nesta entrega. “ afirma o arquiteto e urbanista. “É muito importante que haja uma ação emergencial que atenda a mobilidade urbana para que garanta a qualidade de vida da população.”, completa Renato.

As pontes em licitação, simbolizam avanços importantes na mobilidade urbana, mas também representam desafios logísticos e financeiros. Das 11 pontes planejadas, apenas a da Rua EF9, no Jardim Eli Forte, teve licitação concluída.

Dessa forma, o urbanista aponta dificuldades para os trabalhos de construção de pontes em Goiânia, uma vez que as chuvas “atrapalham a realização das cabeças das pontes e se não forem bem feitas podem apresentar riscos à população.”

Para Sandro Mabel, o foco deve ser garantir a transparência nos processos e o cumprimento de metas, priorizando regiões que enfrentam maiores gargalos de tráfego.

Entre janeiro e outubro de 2024, mais de 247 mil buracos foram tapados na operação tapa-buracos. Para 2025, a limpeza e manutenção de praças e monumentos estão em fase de licitação, indicando a necessidade de ampliar a preservação do patrimônio urbano.

A construção do Viaduto da Avenida Castelo Branco com a Leste-Oeste, finaliza o ano de 2024 com 78,02% de execução e previsão de entrega em junho de 2025. O projeto do viaduto inclui um elevado de 350 metros na Avenida Leste-Oeste, um sistema de drenagem de 845 metros e a pavimentação de 13.639 metros quadrados. 

O arquiteto e urbanista, Renato de Melo afirma que a tecnologia utilizada neste trabalho é rápida, mas que será preciso se atentar ao sistema viário atual. “A Avenida Castelo Brando e a Leste-Oeste são dois eixos fundamentais em Goiânia, o trabalho não deve atrapalhar o trânsito da cidade.”, afirma.

A obra apresentou atrasos na entrega, uma vez que a previsão de entrega anteriormente era para setembro de 2024. “É importante que o novo governo termine esta obra rapidamente e que seja um ponto emergencial, quanto mais rápido finalizar melhor.”, completa.

Além disso, dois complexos viários na BR-060 ainda estão em fase de planejamento, gerando frustração entre motoristas que enfrentam congestionamentos diários.

Com uma herança de obras inacabadas e demandas crescentes, Sandro Mabel inicia sua gestão com desafios significativos. A transparência, o planejamento estratégico e a fiscalização serão fundamentais para transformar o cenário de Goiânia, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de maneira eficiente e que os cidadãos possam usufruir de uma infraestrutura urbana digna e funcional. “O olhar da gestão pública não pode ser de forma estanque, não deve pensar em pavimentação longe da drenagem, longe da iluminação pública, longe da acessibilidade, longe da arborização, tudo isso é um contexto que deve ser visto em conjunto e ao mesmo tempo.”, finaliza o Doutor em Arquitetura e Urbanismo sustentáveis.

Os desafios da drenagem Urbana na nova gestão da Prefeitura

Sandro Mabel destaca que a drenagem é uma das prioridades da atual gestão. Uma vez, segundo o prefeito eleito, o Plano Diretor de Drenagem Urbana, cujo é realizado pela Universidade Federal de Goiás, está sendo antecipado visando minimizar a questão das enchentes no período chuvoso.

O Plano Diretor de Drenagem Urbana encontra-se atualmente na etapa de discussão do prognóstico. Esse processo envolve a colaboração de diversas entidades, incluindo a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Agência de Regulação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e outros setores da administração municipal, além da participação da sociedade civil. O plano está estruturado para ser implementado em três fases de acordo com os prazos: curto prazo (cinco anos), médio prazo (quinze anos) e longo prazo (trinta anos).

Renato de Melo, Doutor em Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis aponta que a nova gestão poderá enfrentar dificuldades em dar continuação às obras de drenagem e pavimentação, uma vez que as chuvas dificultam o trabalho. “Nesse período chuvoso as obras de drenagem e pavimentação se tornam muito complexas, acarretando um custo maior que pode não estar previsto.”

“A drenagem precisa ser muito bem feita e ela pode seguir por um caminho mais sustentável, podendo ser realizada pela nova gestão de forma mista, sendo de galeria, junto com jardins de chuva, áreas de contenção de águas pluviais.”, completa o especialista.

“Essas medidas poderiam diminuir as águas pluviais que caem nas regiões de Goiânia.”, segundo o especialista os novos trabalhos de drenagem que ainda não foram concluídos poderão tomar novos rumos sustentáveis a fim de ampliar a qualidade da captação de chuva, uma vez que seria reutilizada. Além de reduzir custos para a prefeitura da capital goiana.

Dessa forma, o prefeito eleito reafirma compromisso com uma infraestrutura sustentável para a nova gestão. “Uma cidade inteligente se faz com planejamento e responsabilidade. Investir em infraestrutura sustentável significa promover o desenvolvimento, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos os goianienses.”, afirma Sandro Mabel.

Obras Programa Goiânia Adiante:

Ampliação e Drenagem

  • 6 obras com Licitação Concluída
  • 2 obras com Nova Licitação

Pavimentação

  • 7 obras com Licitação Concluída
  • 2 obras em Licitação
  • 1 obra Paralisada (Residencial Solar Ville)
  • 1 obra em Andamento (Chácaras São Joaquim)

 

Construção de pontes

  • 8 obras com Licitação em Andamento
  • 2 obras com Licitação Concluída

Total: 29 obras de infraestrutura

Fonte: Seinfra Goiânia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.