Unesc adere ao Pacto Global da ONU: um marco em sustentabilidade e compromisso social

A Unesc reafirma o papel como protagonista na construção de um futuro mais sustentável e justo ao oficializar, no ano de 2024, a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Esse compromisso posiciona a Universidade como um agente de transformação regional e global, alinhado aos 10 Princípios Universais da Organização das Nações Unidas (ONU), que englobam áreas como Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

O documento que formaliza a adesão foi assinado pelo CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Carlo Pereira. Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa participação fortalece a missão como Universidade Comunitária, unindo Educação, Pesquisa e Extensão para promover transformações positivas na sociedade.

“Na prática, participar do Pacto Global nos conecta a uma rede mundial de organizações que compartilham experiências e soluções para os desafios globais. Esse movimento fortalece a integração entre Universidade, sociedade e mercado, consolidando nossa responsabilidade em formar profissionais e cidadãos preparados para liderar mudanças significativas”, enfatizou Luciane.

A Reitora Luciane ainda acrescenta que essa integração vai além de um compromisso formal. “Integrar ao Pacto Global não é apenas assumir um compromisso, é fazer parte de uma rede internacional que trabalha pela promoção de direitos humanos, igualdade de gênero, combate à pobreza, proteção ambiental e enfrentamento das mudanças climáticas. Esse passo ratifica nossa responsabilidade com a ciência, a comunidade e o desenvolvimento sustentável”.

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o Pacto Global tem como objetivo mobilizar empresas, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil para promover valores como cidadania, solidariedade e equidade. Ele oferece diretrizes voluntárias, voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável e à responsabilidade social, com foco em áreas prioritárias: Respeito aos Direitos Humanos; Garantia de trabalho digno; Preservação ambiental; e Combate à corrupção.

No Brasil, o Pacto Global conta com mais de 1.900 signatários, sendo a maior rede das Américas e a segunda maior do mundo.

 

Unesc e os ODS

Com a adesão, a Unesc fortalece sua atuação nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que buscam construir uma sociedade mais equilibrada e inclusiva. Em 2024, a Universidade concluiu sua participação na Jornada ODS, capacitação que aprofunda o conhecimento sobre esses objetivos globais, marcando uma trajetória de engajamento pleno ao longo da sua história de 56 anos.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, os próximos anos serão dedicados ao fortalecimento desse compromisso. “Nosso compromisso é engajar a sociedade e dar visibilidade às iniciativas exitosas da nossa Universidade alinhadas com a agenda 2030. A Unesc tem evidências concretas sobre o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável no seu dia a dia. Todo o trabalho que fazemos está alicerçado nos princípios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesc na Política de Responsabilidade Social. Estamos certos de que a adesão ao Pacto Global da ONU consolida cada vez mais a nossa prática, mas sobretudo dará visibilidade institucional no contexto internacional”.

Além disso, a Universidade também já está inserida em importantes movimentos alinhados à Agenda 2030, como o “Liderança com ImPacto”. Esse movimento destaca as pessoas que ocupam posições de liderança são fundamentais para impactar a sociedade positivamente.

Foi nesse propósito que o Pacto Global – Rede Brasil criou o programa Liderança com ImPacto, buscando posicionar as lideranças como mobilizadores de temas de impacto de Governança ambiental, social e corporativa (ESG) dentro de suas organizações, no relacionamento com sua cadeia de valor, com governos e com influenciadores em geral. Atualmente, a Unesc conta com 75% das lideranças formadas por mulheres.

Um outro exemplo de protagonismo da Universidade é o movimento “Raça é Prioridade”, no qual a Unesc se destaca graças a programas de ações afirmativas como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e a Secretaria das Diversidades e Ações Afirmativas que fortalecem a diversidade e a inclusão em sua comunidade acadêmica e fora dela.

 

Impacto global e regional

Ao integrar o HUB ODS, programa do Pacto Global – Rede Brasil, a Unesc tem acesso a conteúdo exclusivos, workshops, capacitações e eventos de alto nível, além de oportunidades para troca de experiências com empresas e organizações que compartilham dos mesmos ideais.

Para o professor Abel Corrêa de Souza, assessor da Propiex para assuntos relacionados à responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável, a adesão não apenas legitima as ações já realizadas pela Universidade, mas também abre espaço para novas possibilidades. “Muitas das nossas iniciativas já estão alinhadas aos princípios do Pacto Global. Agora, temos a oportunidade de fortalecer, explorar e expandir nossas ações dentro desses objetivos”, observou ele.

 

A importância da Rede Brasil

Por meio de grupos temáticos e plataformas de ações, a iniciativa promove projetos e capacitações que englobam temas como água e saneamento, direitos humanos, energia limpa, agricultura sustentável e combate à corrupção.

A Unesc também participou recentemente da Jornada ODS, uma capacitação que marca o início da integração às atividades do Pacto Global. A partir de 2025, a Universidade se engajará em plataformas de ação específicas, como direitos humanos, clima e anticorrupção, fortalecendo ainda mais sua atuação.

 

Um legado de impacto global

Criado em 2000 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o Pacto Global é hoje referência em sustentabilidade corporativa, com mais de 19 mil membros em cerca de 80 redes locais. Seu propósito é transformar estratégias organizacionais em soluções que promovam a cidadania, o crescimento sustentável e a inovação.

Com a adesão, a Unesc eleva sua visibilidade global e fortalece sua marca, consolidando-se como uma Instituição comprometida com o futuro do planeta. “Estamos saindo do âmbito regional para uma conexão global. O Pacto Global da ONU é um selo de responsabilidade que legitima as ações que já desenvolvemos e abre portas para novas possibilidades em nível internacional”, conclui Gisele.

A proposta do Pacto é transformar as estratégias organizacionais em prol do desenvolvimento sustentável sem deixar ninguém para trás. No Brasil, o Pacto conta  mais de 600 companhias grandes participantes, mais de 900 pequenas e médias empresas e cerca de 500 organizações não empresariais.

Agecom|Unesc

The post Unesc adere ao Pacto Global da ONU: um marco em sustentabilidade e compromisso social appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.