William Anders, astronauta da missão Apollo 8, morre em acidente aéreo nos EUA

O astronauta William Anders, famoso por tirar a icônica foto “Earthrise” da Terra nascendo sobre a Lua durante a missão Apollo 8 em 1968, faleceu nesta sexta-feira (7) em um acidente aéreo no estado de Washington, nos Estados Unidos. Ele tinha 90 anos.

Anders, que também era piloto da Apollo 8, foi a primeira pessoa a ver e fotografar o lado oculto da Lua. A imagem “Earthrise”, considerada uma das fotos mais importantes da história, tornou-se um símbolo da fragilidade e beleza do nosso planeta.

A morte de Anders foi confirmada por seu filho, Greg Anders, à Associated Press. “Ele era um grande piloto e sentiremos muita falta dele”, disse Greg.

O astronauta estava pilotando um Beechcraft T-34 Mentor quando o avião caiu na região do arquipélago das Ilhas San Juan. A causa do acidente ainda está sendo investigada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Carreira ilustre

Nascido em Hong Kong em 1933, Anders se mudou para os Estados Unidos ainda criança. Graduado pela Academia Naval dos EUA e com mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea, ele iniciou sua carreira como piloto de caça e depois atuou na gerência de programas de proteção de reatores nucleares.

Em 1964, Anders foi selecionado pela NASA para se tornar astronauta. Dois anos depois, foi piloto reserva da missão Gemini XI e, em 1968, integrou a tripulação da Apollo 8, tornando-se o primeiro a ver e fotografar o lado oculto da Lua.

Considerada uma das imagens mais importantes da história da humanidade, a foto “Earthrise”, tirada por Anders durante a Apollo 8, capturou a Terra como um pequeno oásis azul contra a vastidão escura do espaço. A imagem inspirou um novo senso de consciência ambiental e união global.

Além da Apollo 8, Anders também foi piloto reserva da Apollo 11, a missão que pousou os primeiros humanos na Lua em 1969. Entre 1969 e 1973, ele atuou como Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Aeronáutica e Espaço, e posteriormente como presidente da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA. Anders também serviu como embaixador dos EUA na Noruega na década de 1970.

Ao longo de seus 26 anos de serviço público, Anders recebeu diversas condecorações e quebrou recordes mundiais de voo. Segundo a NASA, ele era um “piloto talentoso, um líder inspirador e um defensor incansável da exploração espacial”.

O post William Anders, astronauta da missão Apollo 8, morre em acidente aéreo nos EUA apareceu primeiro em OHoje.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.