Janeiro Branco: Saúde enfatiza a importância da prevenção em saúde mental

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove durante este mês a Campanha Janeiro Branco. Este movimento, que ocorre em todo o território nacional, visa sensibilizar a população a refletir, dialogar e agir em favor do bem-estar emocional e da prevenção de transtornos mentais.

A iniciativa foi concebida e desenvolvida pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Em 2023, foi oficialmente reconhecida no calendário nacional pela Lei Federal 14.556. O Janeiro Branco motiva cidadãos, famílias, empresas e instituições, tanto públicas quanto privadas, a apoiar e implementar ações efetivas que promovam a valorização da saúde mental como uma prioridade coletiva.

A SES-GO tem como uma de suas metas o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, com ênfase na Atenção Primária nos municípios de Goiás, por meio da transferência de recursos financeiros e da capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento.

Em 2024, a SES-GO qualificou quase três mil profissionais que atuam nas cidades, por meio de oficinas tanto virtuais quanto presenciais, além de oferecer apoio institucional aos gestores municipais.

Conforme ressalta Nathália dos Santos Silva, gerente de Saúde Mental da SES-GO, o objetivo da capacitação é proporcionar aos técnicos a orientação e o conhecimento necessários para que possam focar na prevenção do adoecimento mental e em suas manifestações, permitindo assim a definição de estratégias adequadas para o atendimento.

Além disso, a secretaria está promovendo a capacitação dos profissionais que atuam nas cidades da Macro Região Centro. Essa atualização faz parte do Programa de Planificação da Atenção Primária e é conduzida por equipes do Hospital Albert Einstein.

Onde buscar ajuda

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, aproximadamente uma em cada quatro pessoas enfrentará algum tipo de transtorno mental ao longo da vida. A falta de conhecimento, o receio e aspectos sociais podem intensificar essa situação. Contudo, com a intervenção certa e no tempo adequado, é possível gerar um impacto positivo.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) administradas pelos municípios têm a responsabilidade de atuar na prevenção dos transtornos mentais e oferecer o atendimento inicial às pessoas que apresentam sofrimento mental. Conforme a gravidade do problema, o indivíduo pode ser encaminhado a um dos 94 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que funcionam como referência no estado de Goiás.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está disponibilizando recursos financeiros para os municípios com o objetivo de aprimorar as condições de atendimento aos pacientes que enfrentam problemas mentais. Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em março do ano passado, ficou definido que a SES-GO repassaria aos municípios 30% do total de recursos recebidos do Ministério da Saúde para as ações na área da saúde mental, incluindo a gestão e ampliação de leitos de saúde mental.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.