Mercado de TI em SC: o que 2025 reserva para profissionais da área?

O mercado de tecnologia em Santa Catarina segue em ritmo acelerado, consolidando sua posição como um dos principais polos de inovação e tecnologia do Brasil. Com bons indicadores econômicos e um ambiente favorável à inovação, as perspectivas para 2025 mostram um cenário promissor para profissionais do setor.

Dados do Observatório ACATE 2024 indicam que o setor de TI em Santa Catarina atingiu R$ 38,3 bilhões em receita em 2023, um aumento de 7,6% em relação ao ano anterior, representando a segunda maior alta do país. Além disso, o estado ocupa a segunda posição no Ranking Geral de Competitividade dos Estados e lidera em capital humano, fator necessário para sustentar a expansão tecnológica e econômica.

O crescimento econômico também intensifica a busca por profissionais qualificados. De acordo com a pesquisa da consultoria Robert Half, o mercado brasileiro enfrenta uma competição acirrada por talentos, em especial em áreas como inteligência artificial, automação, aprendizado de máquina, análise de dados e tecnologia imersiva.

Santa Catarina se destaca não apenas pela geração de empregos em tecnologia, mas também pela necessidade constante de atualização de competências. Para 2025, a expectativa é que profissionais busquem cada vez mais capacitação e integração de novas tecnologias como diferencial competitivo”, destaca Eduardo Blanco, professor e coordenador de Inovação da UniSul.

Inteligência Artificial e automação

A inteligência artificial (IA) é apontada como uma das áreas mais promissoras. Uma pesquisa da Robert Half aponta que 87% das empresas no Brasil já incentivam o uso de IA generativa para tarefas rotineiras, buscando maior produtividade. De acordo com o professor, em Santa Catarina, o cenário não é diferente, com o mercado local acompanhando as tendências globais.

O uso de IA não se limita a grandes corporações. Pequenas e médias empresas, que compõem boa parte do ecossistema catarinense, também reforçam a adoção de tecnologias como automação e aprendizado de máquina, impulsionando a demanda por profissionais com habilidades técnicas avançadas e também por pesquisas acadêmicas na área“, explica.

Perspectivas para profissionais de TI

Com um mercado aquecido, profissionais de TI precisam estar atentos às habilidades mais demandadas. Além de competências técnicas, como análise de dados e proficiência em inglês, a capacidade de adaptação a novas tecnologias é cada vez mais valorizada.

O Ranking de Competitividade dos Estados mostra que Santa Catarina está bem posicionada em fatores que contribuem para a formação de uma mão de obra qualificada, como educação e infraestrutura. Apesar disso, especialistas apontam que a lacuna entre a oferta de profissionais e as demandas do mercado ainda é um desafio.

Inovação colaborativa

Outro destaque é o fortalecimento das parcerias entre o setor privado, a academia e o poder público. Esse modelo de inovação colaborativa tem sido apontado como chave para o desenvolvimento de novas tecnologias e para a formação de profissionais preparados para os desafios do futuro.

Em 2025, espera-se que essas iniciativas continuem a moldar o ecossistema de TI catarinense, promovendo a criação de soluções inovadoras e garantindo a competitividade das empresas locais. Programas como o U-Connect, parceria da UniSul com ACATE, serão cada vez mais importantes para fortalecer o setor. O Programa Permanente de Inovação da universidade foi criado justamente para potencializar a capacidade inovadora de estudantes e professores e oferece soluções a empresas do estado. 

O mercado de TI em Santa Catarina tem se desenvolvido exponencialmente, mas exige adaptação constante de empresas e profissionais. A combinação de crescimento econômico, alta demanda por talentos e adoção de tecnologias avançadas apresenta oportunidades, ao mesmo tempo em que reforça a importância da qualificação“, conclui.

O post Mercado de TI em SC: o que 2025 reserva para profissionais da área? apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.