Protestos contra Trump marcam os dias que antecedem sua posse em Washington

A poucos dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, Washington se vê novamente palco de manifestações contrárias à sua liderança. Neste sábado (18), milhares de pessoas se reuniram na capital americana para protestar contra o futuro governo e defender pautas como igualdade de gênero, autonomia sobre o corpo e direitos civis.

A “Marcha do Povo” teve início no Franklin Park, um dos três pontos de partida da manifestação. Mesmo com a leve chuva que caía sobre a cidade, os manifestantes seguiram pelo centro de Washington, com o objetivo de se reunir no Lincoln Memorial, um dos locais simbólicos para os protestos em relação à posse do novo presidente.

Sentimento de resistência

Embora os protestos deste ano sejam em número bem inferior aos de 2017, quando Trump foi eleito para o primeiro mandato, os manifestantes demonstraram um otimismo contagiante. A jovem Bethany Reeves, de 27 anos, residente de Arlington, Virgínia, expressou um sentimento de esperança durante o ato: “É um bom lembrete de que, embora não tivéssemos os números em novembro, não estamos sozinhos”, afirmou.

Os protestos de 2025, com uma participação significativamente menor, refletem o atual cenário político dos Estados Unidos, mas a indignação de parte da população ainda se mantém presente.

Programação de eventos pró-Trump

Enquanto os protestos contra o novo presidente ganham força nas ruas, Trump também contará com eventos de apoio em Washington. O presidente eleito realizará um comício com seus seguidores no próximo domingo (19), dentro da Capital One Arena, no centro da cidade. Outro evento será realizado na tarde de segunda-feira (20), após a cerimônia de posse, prevista para ocorrer às 14 horas (horário de Brasília).

A posse de Donald Trump ocorrerá em meio a um clima tenso e polarizado, com uma grande expectativa de como será o início de seu segundo mandato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.