BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou nesta sexta-feira (25/1) a implantação do sistema de “metronização” no BRT da capital.

A iniciativa, que começará em março, garantirá que os ônibus parem apenas nas estações, priorizando o transporte coletivo em cruzamentos com a utilização de semáforos inteligentes. O objetivo é reduzir o tempo das viagens em até 30% e aumentar a velocidade média dos ônibus de 15 km/h para 21 km/h.

Entenda o sistema de “metronização”

O sistema funcionará por meio de sensores que detectam a chegada dos veículos e ajustam os semáforos automaticamente, eliminando esperas em cruzamentos.

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“Com a metronização, os ônibus terão mais fluidez, proporcionando conforto e agilidade para os usuários. Dentro de um ano, teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, afirmou Mabel durante a entrega da reforma do Terminal Novo Mundo.

A modernização do transporte público também inclui a instalação de semáforos integrados em toda a cidade até o primeiro semestre de 2026.

Além disso, a gestão municipal iniciará, em fevereiro, um mutirão para desobstruir os grandes eixos viários, como as avenidas Jamel Cecílio, Castelo Branco e Mutirão. Segundo o prefeito, essas ações reforçam o compromisso com a mobilidade urbana e o bem-estar da população.

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que o modelo adotado é semelhante ao de sistemas metroviários, onde os veículos têm prioridade absoluta. “É um marco para Goiânia, trazendo tecnologia e dignidade ao transporte público. Estamos entregando mais agilidade, segurança e qualidade aos usuários”, explicou.

A medida faz parte de um esforço conjunto da prefeitura e do governo estadual para modernizar o sistema de transporte coletivo na região metropolitana.

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