São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos, alerta CGE

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos devido às fortes chuvas que atingiram a capital paulista na tarde desta sexta-feira (24). O alerta está ativo desde as 15h27 e abrange todas as regiões da cidade, incluindo o Centro e as marginais Tietê e Pinheiros.

De acordo com a CGE, áreas de instabilidade formadas pela combinação de brisa marítima, altas temperaturas e alta umidade funcionam para a ocorrência de chuvas fortes e localizadas em diferentes pontos da cidade.

Apesar da intensidade das precipitações, até o momento, o órgão não registrou pontos de alagamento na capital. No entanto, a situação continua a ser monitorizada em tempo real devido à possibilidade de agravamento.

Falta de energia afetando milhares de pessoas

A Enel, diretora responsável pela distribuição de energia elétrica em São Paulo, informou que mais de 180 mil clientes estão sem energia elétrica em diferentes regiões da cidade. As equipes de manutenção estão mobilizadas para restabelecer o adequado ou o mais rápido possível.

Recomendações à população

A CGE orienta os moradores a evitarem áreas de risco, como ruas alagadas, e a redobrarem a atenção no trânsito. Os motoristas devem buscar rotas alternativas e priorizar vias seguras para evitar acidentes. Além disso, a Defesa Civil está em alerta para atender emergências relacionadas às chuvas.

A previsão do tempo para as próximas horas indica a possibilidade de mais pancadas de chuva, o que pode aumentar o risco de alagamentos e quedas de energia. Os moradores são aconselhados a acompanhar as atualizações pelas redes sociais do CGE e pelos canais oficiais da prefeitura.

Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A matéria será atualizada à medida que novas informações forem divulgadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.