Guia do iniciante em Gin Rummy: dominando o básico do jogo online

Guia do iniciante em Gin Rummy: dominando o básico do jogo online

Gin Rummy é um jogo de cartas que se popularizou no ambiente online por ser repleto de estratégias que fazem com que esse clássico das mesas seja ainda mais emocionante. O sucesso desse jogo fez com que ainda mais brasileiros quisessem saber sobre ele.

Guia do iniciante em Gin Rummy: dominando o básico do jogo online

O sucesso do Gin Rummy fez com que algumas desenvolvedoras de jogos para Android resolvessem investir em um aplicativo com esse jogo. Foi isso que a MPL fez, por exemplo, permitindo que os brasileiros possam jogá-lo com dinheiro de verdade onde quer que estejam.

Mas qualquer jogador que queira jogar Gin Rummy online precisa conhecer o básico desse jogo de cartas para que seja possível jogá-lo. E é exatamente essa a proposta deste guia, servindo como um pontapé inicial para quem quer se divertir em um jogo de cartas diferente.

Baralho do Gin Rummy

O baralho do Gin Rummy é composto por 52 cartas e é o mesmo baralho tradicional que você encontrará quando decidir jogar outros jogos, só que sem o joker. Diferentemente do truco, onde são removidas algumas cartas, o Gin Rummy não tem a remoção de nenhuma carta.

Além disso, os naipes são exatamente os mesmos que você já deve estar bem familiarizado se joga canastra, pife e outros jogos de cartas. Isso facilita bastante o entendimento das regras do Gin Rummy.

Como jogar Gin Rummy

Uma rodada do jogo Gin Rummy começa com 9 cartas sendo entregues para cada jogador e uma carta virada para cima ao lado do monte de cartas restantes, que fica virado para baixo. A ideia é bem parecida com o pife, só que sem um coringa.

Os jogadores sorteiam para ver quem vai começar – podendo ser no par ou ímpar, pedra, papel, tesoura, ou qualquer outro jogo. Quem começa compra uma carta e pode descartá-la para comprar outra.

Como o jogo segue

Gin Rummy segue com os jogadores comprando uma carta ou escolhendo a que foi descartada. Se eles escolherem pegar da pilha de descarte, aí só é possível selecionar a última carta.

A ideia é bem parecida com quem aprende como jogar canastra. Ou seja, é escolhida a carta de descarte ou a que está em cima do monte de cartas que está virado para baixo. Tudo vai depender da sua estratégia.

Combinações de cartas

Os jogadores podem combinar 3 ou 4 cartas no Gin Rummy. A combinação pode ser com 3 números iguais, só que de naipes diferentes, ou então uma sequência de cartas do mesmo naipe.

Mais uma vez, aqui encontramos uma semelhança com o pife e a cacheta. Isso porque esses outros dois jogos também contam com a necessidade de combinar as cartas para tentar bater na rodada.

Valor de cada carta

As cartas no Gin Rummy têm um valor característico. Para você entender melhor, saiba que os números de 2 a 9 valem o valor que representam. Ou seja, o 3 vale 3 pontos, o 5 vale 5 pontos e assim por diante.

Já as cartas J, Q, K e 10 valem 10 pontos cada. Por fim, o Ás tem valor de 1 e é somente aqui que o Gin Rummy se diferencia no vinte-e-um em termos de pontos. Afinal, no blackjack, o Ás vale 11 ou 1.

Quem ganha o jogo

Entender o básico do Gin Rummy exige que você saiba como ganhar o jogo. Aliás, esse é um ponto fundamental para quem considera baixar um aplicativo para jogar esse jogo de cartas no seu Samsung Galaxy S25 ou em qualquer outro aparelho móvel.

Ganha o jogo do Gin Rummy quem conseguir alcançar 100 pontos primeiro. É por isso que a cada fim de rodada são contados os pontos dos jogadores com as cartas que estão na mão deles e considerando quem bateu.

O bate no Gin Rummy

Considera-se que você pode bater no Gin Rummy se conseguir 3 combinações ou se tiver duas combinações e o restante das cartas somadas valerem menos de 10. Nesse caso, é possível realizar o bate.

O jogador que bateu ganha pontos com base nas cartas que estão na mão do oponente e não têm nenhuma combinação. O nome dado para esse tipo de situação é deadwood. Além disso, quem conseguir bater com as 10 cartas da mão ganha um bônus de 20 pontos por ter feito um Gin.

Caso um jogador bate com um deadwood menor que 10, o oponente pode combinar suas cartas com o jogo do adversário, menos com o deadwood dele. É nesse momento que acontece uma comparação do valor de cartas sem combinação restantes.

Se o deadwood do jogador que bateu for menor do que o oponente, ele recebe pontos iguais a diferença do adversário. Agora, se o jogador que não bateu tem um deadwood menor que o que bateu, aí o que bateu sofre um undercut em seus pontos com base na diferença entre os dead woods e 10 pontos de bônus.

Agora você já sabe jogar Gin Rummy e pode dar os primeiros passos nesse jogo. Não se preocupe se tudo parecer confuso no começo, já que isso é normal em quaisquer novos jogos que decidir jogar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.