General é preso pela polícia após tentativa de golpe de Estado na Bolívia

Juan José Zúñiga, general preso por liderar tentativa de golpe na Bolívia. Foto: AFP Photo/Bolivian Presidency

O ex-comandante deposto do Exército boliviano, Juan José Zúñiga, foi preso na noite desta quarta-feira (26) após liderar uma tentativa de golpe de Estado contra o presidente Luis Arce. Autoridades capturaram Zúñiga e o conduziram até um veículo policial fora de um quartel militar, conforme imagens da emissora estatal indicaram. Jhonny Aguilera, vice-ministro de Governo (Interior), contudo informou: “Ele está preso, meu general!”.

📱 Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp

O general Zúñiga foi acusado de tentativa de golpe de Estado e afirmou, após sua detenção, que o presidente Arce planejou a invasão militar para aumentar sua popularidade. “Vou detalhar. No domingo, na escola La Salle, me encontrei com o presidente Arce e ele me disse: ‘A situação está complicada, esta semana será crítica, precisamos fazer algo para aumentar minha popularidade’”, revelou Zúñiga.

O ex-comandante destacou que Arce ordenou uma ação militar, incluindo o uso de blindados. “Perguntei a ele: Devemos levar os blindados? E ele respondeu: ‘Sim, leve-os’”, acrescentou. O general também apresentou uma lista dos veículos que Arce determinou para a ação.

General Zúñiga preso

As autoridades detiveram Zúñiga e o transferiram para uma cela na sede da Força Especial de Luta contra o Crime, enquanto a Procuradoria-Geral anunciou uma investigação criminal contra ele e outros militares que participaram da invasão da Casa Grande do Povo, sede do governo. Durante a invasão, Arce confrontou Zúñiga publicamente, ordenando que ele retirasse os militares que o acompanhavam.

Nesta quarta-feira (26), tropas militares e tanques deslocaram-se para a sede do governo boliviano em La Paz e tentaram derrubar uma porta do palácio presidencial. Um tanque tentou derrubar uma porta metálica do palácio, pela qual posteriormente entrou o general Juan José Zúñiga, comandante do Exército. Segundo a televisão boliviana, Zúñiga entrou no edifício brevemente antes de sair caminhando.

Logo após, o presidente Luis Arce convocou os bolivianos a se mobilizarem “contra o golpe de Estado”. “É necessário que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado, em defesa da democracia”, declarou Arce.

A situação política tensa em La Paz provocou reações internacionais. A Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou que “não tolerará nenhuma forma de quebra da ordem constitucional” na Bolívia. “Expressamos nossa solidariedade ao presidente Luis Arce Catacora.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou imediatamente um “golpe de Estado” na Bolívia.

O post General é preso pela polícia após tentativa de golpe de Estado na Bolívia apareceu primeiro em OHoje.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.