Morre Horst Köhler, ex-presidente da Alemanha e chefe do FMI

Horst Köhler, presidente da Alemanha entre 2004 e 2010 e ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), morreu neste sábado (1º), aos 81 anos. O falecimento ocorreu em Berlim, onde estava cercado por familiares, segundo comunicado do gabinete presidencial.

A nota oficial informou que Köhler enfrentava uma “breve e grave doença”. O atual presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, lamentou a perda e destacou a dedicação do ex-mandatário ao país.

Trajetória de Horst Köhler

Nascido em 1943 na Polônia ocupada pelos nazistas, Köhler cresceu em campos de refugiados antes de se estabelecer na Alemanha. Formado em economia, iniciou a carreira pública no Ministério da Economia em 1976. Em 1990, assumiu a vice-ministra das Finanças e participou do processo de reunificação da Alemanha.

Em 2000, Köhler se tornou diretor-gerente do FMI. Deixou o cargo quatro anos depois, ao ser indicado para a presidência alemã. Durante o mandato, dissolveu o parlamento em 2005 para convocar novas eleições e criticou a então chanceler Angela Merkel em 2007.

Em 2010, renunciou após ser alvo de críticas por declarar que ações militares alemãs no exterior também serviam a interesses econômicos do país. Desde então, manteve uma atuação discreta na política.

Horst Köhler
Horst Köhler e Lula. Foto: Divulgação

O governo alemão não informou detalhes sobre velório ou cerimônia oficial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.