Ágora Tech Park foca em deep techs, IA e indústria 4.0 em 2025

Parque tecnológico de Joinville quer fortalecer iniciativas como o Escritório de Projetos e Fomento, para auxiliar ecossistema na captação de recursos, além da conexão entre corporates e academia. / Foto: Manuel Sá (Divulgação)


[JOINVILLE, 04.02.2025]
Redação SC Inova, [email protected] 

Após completar cinco anos de atividade, inaugurar um novo prédio (UNI) e dar início a um programa inédito no país de conexão entre academia e mercado (Connect), o Ágora Tech Park, em Joinville, planeja um 2025 de projetos, novas operações e oportunidades para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. 

“Daremos foco ao desenvolvimento tecnológico, especialmente em áreas aplicadas à matriz econômica da região, como indústria 4.0, inteligência artificial e deep tech”, afirma Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do Ágora. 

O programa Ágora.Connect tem papel central nesta estratégia: depois de ser reconhecido nacionalmente em premiação da Anprotec em dezembro passado, o laboratório aberto que reúne oito corporates e sete instituições de ensino está aproximando líderes de pesquisa e desenvolvimento do mercado a grupos de professores, alunos e pesquisadores – e já resultou em projetos encaminhados para subvenção de recursos.

Esta é outra frente prioritária para o Ágora neste ano: por meio do Escritório de Projetos e Fomento, inaugurado no ano passado e que conta com a parceria institucional de Finep e Fapesc, a ideia é servir o mercado para prospectar editais de inovação. Como destaca o diretor executivo, o Ágora se especializou na captação de fomento nos últimos anos, o que oportunizou por exemplo a construção do Ágora UNI. 

O parque inicia 2025 com projetos aprovados e que serão lançados em breve, como a nova edição do programa Ágora Experts, iniciativa que apoia professores na aplicação de metodologias voltadas à inovação e ao empreendedorismo, oferecendo ferramentas práticas para transformar o ambiente de ensino. O programa tem duração de sete dias e orienta os participantes na identificação de desafios e oportunidades, desenvolvimento de modelos de negócio e apresentação de pitches. 

Neste ano, serão desenvolvidos outros projetos como a criação de um Laboratório de Inteligência Artificial (IA), estruturado para fomentar a inovação e atrair talentos e empresas especializadas no setor, além da reestruturação e expansão de programas já existentes. 

LIGA ÁGORA DIVULGA CALENDÁRIO

O programa Liga Ágora, iniciativa do Ágora Tech Park voltada à conexão entre universidades, escolas e o ecossistema de inovação, anunciou o calendário de atividades para 2025, quando chega à sua quarta edição. O programa oferece uma jornada de desenvolvimento para universitários, com apoio de mentores, e promove a inserção dos participantes no mercado. Em 2024, 49 estudantes de oito universidades participaram da Liga Ágora, desenvolvendo 15 projetos, com 67% dos participantes alocados no mercado de trabalho após a experiência.

O período de seleção para a entrada de novos guardiões acontece durante o mês de fevereiro, com dinâmicas e entrevistas ao longo do mês. O anúncio dos aprovados acontece em março – serão selecionados 10 novos “guardiões”, com possibilidade de expansão ao longo do ano. 

Em 2024, um dos destaques da Liga Ágora foi a parceria com a Walbert, que envolveu visita técnica dos estudantes e uma apresentação de soluções inovadores para os desafios sugeridos pela empresa. O case resultou na classificação de uma das equipes em segundo lugar na categoria de intraempreendedorismo no programa JEDI.

LEIA TAMBÉM:

Ágora Tech Park capta R$ 800 mil em editais da Fapesc para projetos de desenvolvimento

The post Ágora Tech Park foca em deep techs, IA e indústria 4.0 em 2025 appeared first on SC Inova.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.